O Dia das Mães é a data quando filhos mimam as mães. Afinal, elas, que passam o ano inteiro cuidando da família e não param nunca, merecem pelo menos um dia de descanso. Quando não dá para sair em uma viagem no Dia das Mães, a opção que sobra é dar um dia de rainha para a sua mãe em casa mesmo, começando por um bom café da manhã na cama.
O café da manhã de Dia das Mães é um dos melhores presentes que filhos podem dar neste dia. E fica ainda melhor quando ela é acordada com tanto carinho e pode aproveitar uma refeição fresquinha sem sair da cama. Mas como fazer um café na cama sem virar bagunça? Confira no TudoGostoso o que você precisa, receitas e dicas para fazer um café da manhã na cama de Dia das Mães memorável.
O que é necessário para servir um café da manhã na cama?
O café na cama é diferente de um café da manhã típico, a começar pela “falta” de uma mesa. O ideal para garantir conforto enquanto come é servir a comida em uma bandeja de cama que tem pernas, tipicamente dobráveis, do tamanho certo para ficar na altura ideal para comer.
Caso não tenha uma dessas, pode servir o café da manhã em uma bandeja comum ou uma tábua de madeira grande, que consiga levar todos os pratos do café de uma vez para ter aquele impacto ao entrar no quarto. A bandeja pode então ficar do lado sobre a cama ou então em uma mesinha de cabeceira para ter mais estabilidade e evitar derramar alguma comida ou bebida.
Planeje bem também que louça vai usar. Use pratos menores para que caibam bem na bandeja em vez de ocupar espaço à toa. Para fechar, vai precisar de um jogo americano ou toalha que caiba na bandeja escolhida.
O que servir em um café da manhã na cama?
Por incrível que pareça, escolher as receitas certas para um café na cama é mais importante do que você imagina. Enquanto um café da manhã digno de hotel na mesa pode ter mil e uma opções de salgados, doces e complementos, ao servir na cama você precisa se limitar ao que cabe na bandeja. Em vez de uma cesta de pães com várias opções de frios à parte, sirva o sanduíche predileto da sua mãe já pronto, por exemplo.
Panquecas americanas são ótimas opções por já serem normalmente “empilhadas” e você já pode derramar o mel por cima antes. Outra sugestão é montar um prato com ovo mexido de um lado e torradas quentinhas do outro, com um pequeno pote com manteiga, como os de hotel, para não precisar da manteigueira inteira. Se fizer um bolo de Dia das Mães, corte uma fatia generosa. Para a bebida, café é o mais clássico e outras bebidas aromáticas como chá e chocolate quente são ótimas para a sua mãe acordar com um cheiro irresistível.
Como montar um café da manhã na cama?
Para fazer um café na cama impecável para presentear no Dia das Mães, aí vai mais algumas dicas. Escolha louças que combinem entre si e também com a toalha. Coloque o primeiro prato, tipicamente uma opção salgada, no centro. A xícara com a bebida fica à direita e, no canto da esquerda, já deixe o segundo prato com o doce.
Se não couber na sua bandeja ou quiser servir mais comida, a dica é oferecer o serviço de “garçom”, pedindo para a sua mãe avisar quando quiser a segunda rodada. Vale até fazer uma graça e colocar um sininho para ela chamar sem nem precisar gastar a voz, com todas as mordomias possíveis. Não esqueça de finalizar a decoração e o presente com um pequeno vaso com a flor favorita dela.
Veja mais:
48 receitas simples e especiais para um almoço de Dia das Mães completo que a família toda vai amar
Bolinho Mãe Benta com verdadeira receita de vó é sucesso na certa no Dia das Mães: não esqueça do café para acompanhar!
5 combinações de café da manhã saborosas, saudáveis e fáceis de preparar para começar o dia bem