Ninguém merece sempre perder tempo descascando alho, cortando ingredientes e separando diferentes especiarias toda vez que for cozinhar, né? Foi pensando nisso que saímos em busca da solução para esse problema! Achamos o tempero perfeito e que pode ser usado em massas, saladas, sanduíches e em carnes. Ele precisa de poucos produtos e todos são facilmente encontrados, sendo uma ótima alternativa para quem busca otimizar o tempo mas não quer abrir de uma comida saborosa e bem temperada. Você pode separar alguns minutos do seu dia para prepará-lo e ir usando aos poucos já que ele pode ser conservado por cerca de duas semanas, evitando repetir o modo de preparo diversas vezes toda vez que for cozinhar. Ficou curioso? Descubra como fazer agora mesmo no TudoGostoso e corra para fazer em casa!
Como fazer o tempero com as cascas de alho e cebola
Ingredientes
- 1 cebola grande
- 2 cabeças de alho
- 1 ramo de alecrim
- 100 g de manjericão
- 1 maço de cheiro-verde
- 2 colheres (sopa) de sal
- 200 g de azeite
Modo de preparo
- Higienize a cebola, o alecrim, o manjericão e o cheiro-verde.
- Retire a casca da cebola e corte em 4 pedaços para processar melhor.
- Descasque as cabeças de alho.
- Transfira a cebola, o alho, o alecrim, o manjericão e o cheiro-verde para o liquidificador.
- Processe tudo.
- Adicione o sal e o azeite.
- Misture tudo novamente.
- Bata até que o tempero fique cremoso.
- Transfira para um pote de vidro com tampa para conservar melhor.
Benefícios do tempero caseiro
Esse tempero é cheio de sabor e responsável por dar um toque especial nas suas receitas. Mas os seus pontos positivos vão além do seu gosto! Essa mistura possui efeitos oxidantes, antibacterianos e anti-inflamatórios para o corpo. Assim como pode combater a diabetes, diminuir o risco de doenças cardíacas e aliviar as cólicas menstruais. Por ele ser um tempero caseiro, feito por você mesmo, você evita de utilizar especiarias secas e industrializadas compradas em mercados. Elas possuem aditivos e conservantes químicos para garantir que irão durar por mais tempo e isso por vezes pode acabar impactando na saúde.
Dicas extras
Na falta do azeite de oliva, utilize o óleo de cozinha. O resultado é semelhante, apesar de não ser tão benéfico para a saúde quanto a primeira opção. Não deixe o tempero longe da geladeira por muito tempo, já que as mudanças de temperatura podem afetar a validade da mistura. Quando o conteúdo no pote chegar próximo a metade, transfira para um recipiente menor para que fique menos ar circulando, ajudando a conservar melhor e essa combinação não oxide com rapidez.
Veja mais
Esse é o único tempero que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência
Tempero Ana Maria é saudável? Para que serve? Tudo sobre o condimento popular que homenageia a apresentadora
Como fazer páprica caseira: aprenda o passo a passo FÁCIL para ter um tempero natural e sem conservantes!