As faxinas da sua casa podem ficar ainda mais fáceis e cheirosas, além de econômicas, com essa dica valiosa. Com alguns itens que você já deve ter na sua casa, você consegue preparar um desinfetante caseiro barato e poderoso. Confira com o TudoGostoso as dicas e como fazer essa mistura potente para suas próximas limpezas. Ele pode ser usado em vários cômodos da sua casa, mas, principalmente, naquela gordura resistente da cozinha. Não perca tempo e vem saber como fazer!
Como fazer desinfetante caseiro e barato: veja o jeito fácil e prático no TudoGostoso
Veja a lista de itens e como fazer um desinfetante aí na sua casa
Qual é o principal componente do desinfetante?
Com certeza o hipoclorito e o álcool, eles que são os responsáveis por matar os germes e bactérias. Dado o nome de desinfetante por isso, claro, pelo o alto controle dos ambientes após a limpeza. Além desses competentes, encontramos também perfumes, conservantes e até mesmo corantes.
Quais são os desinfetantes mais utilizados?
Existem vários tipos de desinfetantes, mas normalmente eles podem ser separados em 3 tipos principais, os hospitalares, alimentícios e de uso geral. Eles se diferente entre si pelo nível de limpeza e controle de contaminação, sendo o primeiro o mais forte.
Como fazer o desinfetante ficar mais cheiroso?
Se você estiver falando de desinfetantes prontos, de mercado, algumas linhas possuem perfumes e odores mais agradáveis para você limpar a sua casa. Agora, quando falamos de desinfetantes caseiros, o ideal é que você use algumas gotinhas de essência ou amaciante cheiroso na mistura. Só tome cuidado para não exagerar, ou para usar o perfume mais suave e indicado para esse caso.
Como fazer desinfetante caseiro?
Você vai precisar de:
- 10 litros de água
- 1/2 garrafa de detergente
- 2 colheres (sopa) de bicarbonato
- 200 ml de vinagre de álcool
- 100 ml de álcool 70%
- 1 tampinha de amaciante de sua preferência
Em um balde grande, ou um recipiente adequado, misture a água com o detergente. Depois junte o resto dos itens e mexa bem. Depois de uns minutos mexendo, verifique se a mistura está homogênea. Coloque o desinfetante em potes com tampa para armazenar e usar durante suas próximas limpezas.
Dica: fique de olho na consistência e na validade do produto. Se precisar, faça um novo desinfetante depois de algum tempo. Um recipiente bem fechado em um lugar arejado é importante para a validade do produto. Além disso, você pode não usar o amaciante na hora de preparar e terá um desinfetante neutro para a limpeza de lugares mais internos.
Veja mais: