• Entrar
  • Cadastrar
Bolo caseiro de dar água na boca: essa é a receita perfeita pro lanche das crianças ou para o seu café

Esta receita de bolo caseiro de baunilha é um preparo rápido e fácil que agrada todos os gostos. 

Bolo fofinho e caseiro perfeito para o lanche da tarde. (créditos: Shutterstock) 

Bolo caseiro é aquele tipo de preparo que cai bem em qualquer situação. Seja para comer no café da manhã ou lanche da tarde, ele é uma verdadeira mão na roda para quem procura por uma receita simples e prática. Se você tem criança em casa, ainda pode aproveitar a oportunidade para convidar os pequenos para participar do passo a passo. Eles podem ajudar adicionando os ingredientes e batendo a massa, sempre com a supervisão de um adulto. Depois de pronto, é só reunir a família e os amigos para saborear um bolo fofinho e delicioso.

Para te inspirar a preparar um lanche especial, o TudoGostoso separou uma receita de um bolo de baunilha irresistível. Confira.

Receita de bolo de baunilha perfeito para saborear em família

  • 3 ovos
  • 4 colheres (sopa) de margarina/manteiga
  • 2 xícaras (cha) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 1 colher (sopa) rasa de baunilha

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente, adicione os ovos, a margarina/manteiga e o açúcar. Bata bem até ficar um creme homogêneo. Você pode fazer esse processo manualmente ou com o auxílio de uma batedeira ou batedor elétrico.
  2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, batendo bem, intercalando com o leite. Em seguida, coloque a baunilha e mexa bem.
  3. Por último, transfira a mistura para uma vasilha e adicione o fermento em pó. Misture suavemente com uma colher ou espátula até incorporar todos os ingredientes.
  4. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno médio (180 ºC) preaquecido. Deixe o bolo assar por 40 minutos. Evite abrir a porta do forno nos primeiros 30 minutos para o bolo não ficar solado.
  5. Quando o bolo estiver pronto, tire do forno e espere esfriar antes de desenformar. Se quiser, você pode incrementar o preparo com uma cobertura da sua preferência.

Receitas para fazer com as crianças

Época de férias escolares é o período ideal para pensar em atividades que estimulem a criatividade das crianças. Por que não incentivar o gosto pela culinária? Cozinhar é uma prática que costuma ser bem divertida para os pequenos. Aqui no TudoGostoso nós temos uma infinidade de receitas para fazer com as crianças. São preparos fáceis e práticos para despertar nelas o interesse pelos alimentos. Inclusive, o contato com a culinária desde cedo contribui para a formação de adultos autônomos e mais cuidados em relação à própria alimentação.

Veja também:

Bolo de chocolate com cobertura delicioso para preparar durante as férias escolares
Validade do bolo caseiro: 6 dicas para manter o bolo fresquinho

Temas relacionados