• Entrar
  • Cadastrar
Biscoito de polvilho é saudável? Descubra o que os especialistas estão falando sobre o alimento

Conhecido por ter baixas calorias, o famoso biscoito de polvilho salgado ou doce é condenado pelos especialistas em dieta e saúde.

Alimento proibido? Entenda por que o biscoito de polvilho não é recomendado na dieta (Foto: Shutterstock)

Inocente? Nem tanto. O biscoito de polvilho é aquele alimento bem prático e perfeito para quem está buscando uma alimentação de baixas calorias para emagrecer. Ótima companhia na praia - quem nunca se deliciou com um pacote de polvilho salgado ou doce e um copo de mate gelado? -, esse item levinho, sem glúten e de fácil digestão não é bem visto pelos nutricionistas.

E não é de agora! Por que será que esse lanche preocupa os especialistas? Se você nunca parou para observar a rótulo do alimento, a resposta está aí! Confira alguns detalhes da composição desse produto e entenda, de uma vez por todas, por que não é uma boa opção nem para as crianças.

O biscoito de polvilho faz mal à saúde?

Amigo das dietas pelo baixo teor calórico, o biscoito de polvilho engana. Por mais que tenha esse diferencial relacionado às calorias, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já fez um levantamento para destacar que de inofensivo ele não tem nada.

Um pacote de 100g do biscoito de polvilho contém mais da metade de toda a quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir durante todo o dia, conforme a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). São cerca de 1.092 mg de sódio no pacote, quando a indicação máxima é de 2.000 mg por dia.

De acordo com a nutricionista Fernanda Nahas (@nutrifernandanahas), o pacote de biscoito de polvilho industrializado não oferece uma quantidade de nutrientes bons para a saúde: "Ele é rico em gorduras e óleos vegetais, zero fibras e alto teor de sódio."

É possível fazer o biscoito de polvilho em casa e até na airfryer

Para quem é fã desse petisco, não precisa se preocupar. O TudoGostoso possui várias receitas práticas e simples para preparar em casa. Dá para fazer o biscoito de polvilho no forno ou ainda uma versão mais saudável na airfryer com fibras.

É claro que a versão caseira será bem mais saudável e com a quantidade de sódio controlada, mas nada impede que uma vez ou outra você possa comer a opção da praia ou do mercado. Mas fica a dica para a sua saúde cardiovascular.

Veja mais!

Você sabe a diferença entre polvilho doce e polvilho azedo? Aprenda como usar cada um.

Pão de queijo com polvilho azedo no liquidificador é a receita de lanche rápido e gostoso que você estava procurando!

Temas relacionados