• Entrar
  • Cadastrar
Vinho combina com chocolate? Experimente essa explosão de sabor na Páscoa com dicas de sommelière

Aprenda a fazer a harmonização da bebida com os variados tipos de chocolates com dicas valiosas de especialista em vinhos.

Vinho combina com chocolate? Experimente essa explosão de sabor na Páscoa com dicas de  sommelière

Você vai se surpreender com essas de especialista em vinhos e vai aprender a fazer a combinação certa (Foto: Shutterstock)

A combinação do vinho com o chocolate pode ser deliciosa! E se a bebida com os doces mais aguardados da Páscoa se complementarem no quesito sabor e intensidade, a experiência pode ser ainda melhor. Para ajudar a deixar a sobremesa do seu almoço de Páscoa mais prazerosa, o TudoGostoso pediu dicas para a sommelière Marcela de Genaro (@marcela_de_genaro).

Já sabemos que a harmonização de vinho cai bem com muitos doces, mas como será que funciona com os chocolates? "É possível combinar um tipo de chocolate para cada vinho, sim. No entanto, acredito que não seja necessário se prender 100% na harmonização com cada tipo se não tiver, digamos, 3 garrafas diferentes de vinho licoroso em casa", afirma a especialista.

Qual vinho harmoniza bem com chocolates branco e meio-amargo

Segundo Marcela de Genaro, algumas alternativas também deixarão essa experiência muito saborosa e descomplicada. "Seja feliz com um espumante moscatel, por exemplo, que eu gosto com chocolate branco, mas que pode embalar a degustação dos outros tipos de chocolate. Não tem? Pode ir para um vinho suave", sugere ela.

Um Merlot suave para um chocolate meio-amargo, por exemplo, pode ser uma boa aposta: "Há no mercado um vinho brasileiro adocicado que é um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Marselan que vai bem também. Não tem? Vamos para o meio-seco!"

Como opção, ela cita um Gewurztraminer, o tipo de vinho que combina com chocolate branco. "Assim como um Vinho Verde, seja ele branco ou rosé, que têm baixa acidez. Um Torrontés, que tenha um açúcar residual elevado também cai bem", acrescenta.

Saiba qual vinho combina bem com chocolate ao leite

Para chocolate ao leite, Marcela afirma que por ele ser bastante untuoso e por ter um percentual menor de cacau - "cacau também tem tanino, fica a dica!" - , os vinhos secos menos intensos e frutados, como Gamay, Merlot, Pinot Noir e Grenache, podem ser uma boa escolha.

"Aqui é importante que estes vinhos não tenham acidez alta ou passagem por barrica: quanto mais frutado, mais 'suquinho delícia de uva', melhor. Outra opção para o chocolate ao leite são vinhos brancos mais intensos, com passagem por barrica. Um garrafa da uva Viognier com essas características é uma opção", sugere ela.

Saiba quais são os vinhos ideais para beber com o chocolate amargo

Já para os chocolates amargos, a intensidade pede um vinho encorpado, especialmente fortificados, como o Porto, ensina ela.

"Há quem faça a arriscada harmonização de vinhos secos encorpados, tânicos e frutados, como o das uvas Tannat, Syrah, Malbec ou Primitivo. Aqui a magia é tentar acertar o tanino do vinho equilibrado com a intensidade do cacau", ensina a sommelière, ressaltando que se houver um açúcar residual vai ajudar: "E muito!"

Dentre as sugestões de vinhos fortificados, Marcela de Genaro lista os seguintes:

  • Chocolate branco: Moscato D’Asti

  • Chocolate ao leite: Jerez Pedro Ximenez, licor de Tannat

  • Chocolate meio-amargo: Banyuls, Jerez Cream

  • Chocolate amargo: Porto Ruby, Jerez Palo Cortado


E para quem ama uma dica bônus, ela indica algumas estratégias para potencializar mais o sabor na boca e ajudar a dar aquele efeito de "explosão de sabor".

"Gosto de brincar com frutas, neste caso, e ir sentindo as nuances no paladar. Cereja (se achar), morango (de preferência orgânico porque o sabor é bem diferente), mirtilo, framboesa. E água. Aliás, sempre água."

Veja mais!

Qual o tipo de vinho que combina com bacalhau?

SOBREMESAS DE PÁSCOA FÁCEIS E BARATAS: 14 receitas para não passar horas na cozinha

Temas relacionados