Quem já foi a uma festa infantil e encontrou o cajuzinho na mesa de doces? Ele faz sucesso por onde passa! Seja pelo seu gosto, formato ou pelo nome controverso. Por que? Apesar do nome, ele não é feito de caju como somos levados a acreditar! Se você ainda não sabia disso, infelizmente estamos te informando que você foi enganado por esse tempo todo. Mas calma, nem tudo está perdido: descubra agora o motivo dele se chamar cajuzinho! Confira.
Fora do Norte e Nordeste, o doce cajuzinho é feito de amendoim
Cajuzinho, o fruto polêmico
O que é, o que é: tem formato de caju, tem caju no nome, mas é feito a partir do amendoim? O cajuzinho! Ele imita a fruta até com um pedaço de amendoim para representar a castanha, encontrada no topo de cajus. Tudo isso é muito estranho, não é mesmo? Mas nem sempre foi assim! Para você entender o motivo do doce ser assim atualmente, temos que te apresentar a história dele.
Origem
O doce nasceu nas regiões do Norte e do Nordeste e era feito a partir da polpa do caju, uma fruta muito comum nessa área. Com o processo da emigração, o doce chegou ao resto do país mas teve que mudar sua composição pois nas regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o caju não é facilmente encontrado. A solução foi substituir pelo uso do amendoim, já que é um produto comercializado nos mercados locais. De resto, o nome, formato e os outros ingredientes, continuaram os mesmos.
Por que se chama cajuzinho?
Como agora você sabe, originalmente ele era feito a partir do caju, mas isso não é tudo. Também era comum usar a própria fruta como molde para o doce, como uma imitação perfeita do caju, mas transformada em doce. Esse é o principal motivo de que mesmo deixando de ter cajus no seu preparo, o nome permaneceu o mesmo porque o formato também se manteve. E vamos combinar: dá um toque especial ao doce e na decoração da mesa de aniversário.
O cajuzinho atualmente
Mesmo que na maioria do país o doce seja feito com amendoim, nas regiões de origem ele continua sendo feito a partir da polpa do caju. Algumas confeitarias ainda utilizam o caju como molde, mas o mais comum é moldarem o formato na mão mesmo. O que não é aceitável é ele ser redondinho igual o brigadeiro e não levar nada em cima para representar a castanha. E o doce faz sucesso por lá, viu? No resto do Brasil ele parece estar sumindo aos poucos das festas de aniversários e dando espaços a doces gourmet. De qualquer forma, com caju ou com amendoim, ele continua sendo uma delícia!
Veja mais
Sobremesa de preguiçoso: confira receitas de doces deliciosos com apenas 3 ingredientes
Doce de leite pronto em menos de 10 minutos é uma delícia e não gasta gás
Já imaginou comer miojo doce na sobremesa? Se liga na receita diferente que o TudoGostoso vai te ensinar