• Entrar
  • Cadastrar
Sua mãe estava errada esse tempo todo: adicionar sal na água do macarrão não ajuda a ferver mais rápido
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

Muitos recorrem para o truque de adicionar sal na água para ela ferver mais rápido, mas o que poucos sabem é que isso não interfere em nada!

Sua mãe estava errada esse tempo todo: adicionar sal na água do macarrão não ajuda a ferver mais rápido

O sal não ajuda a água a ferver em menos tempo. (Créditos: Shutterstock)

Se você cresceu ouvindo que colocar sal na água faz o macarrão cozinhar mais rápido, não está sozinho. Essa dica de cozinha é passada de geração em geração, quase como uma verdade absoluta. Mas a ciência tem outra história para contar. Apesar da boa intenção por trás desse hábito, adicionar sal à água não acelera o processo de fervura. Vamos entender por que esse mito persiste e o que realmente acontece quando você joga aquela pitada generosa de sal na panela.

O sal não ajuda a água a ferver

Adicionar sal na água não ajuda a ferver mais rápido por uma razão simples: o sal, na verdade, aumenta o ponto de ebulição da água, ou seja, faz com que ela ferva a uma temperatura mais alta, não mais baixa. Na verdade, o resultado é contrário quando ao que se pensa: o sal faz com que a água demore um pouco mais para ferver.

Isso acontece porque o sal acaba exigindo mais calor para alcançar a ebulição. Mas não precisa se preocupar: a água salgada leva mais tempo para ferver, mas a diferença é mínima. Adicionar sal não acelera a fervura da água. Na prática comum da cozinha, o efeito é quase insignificante, mas tecnicamente, a água ferve um pouco mais devagar com sal.

O que fazer para a água da panela ferver mais rápido?

Para acelerar o processo de fervura da água, existem algumas dicas! Comece tampando a panela. A tampa impede que o calor escape, concentrando a energia. Depois, aumente a potencia do fogo, deixando no máximo e prefira sempre a boca maior do fogão, se possível. Use uma panela larga, aumentando a área de contato com o calor. Fácil, né? São dicas simples, mas que fazem a diferença para quem está correndo contra o relógio.

Veja mais

Aprendi com a cozinheira da minha avó a fazer um pinhão na airfryer que fica crocante por fora e macio por dentro
Nem picadinho, nem strogonoff: carne em tiras com creme de batata é o prato diferente que você queria pra variar o cardápio
Se você tem cascas de alho, você tem um tesouro: 5 dicas da minha avó para a sua casa

Temas relacionados