• Entrar
  • Cadastrar
Percebi que a cerveja não estava gelando mais como antes e descobri que o problema estava na geladeira: conheça a gaxeta!
Fausto Fagioli FonsecaPor  Fausto Fagioli Fonseca  | Redator

Fausto é jornalista há mais de 15 anos, tendo trabalhado em diversos veículos com foco em saúde, alimentação, bem-estar e atividade física. Admite que não é um grande cozinheiro como as suas avós, mas tem suas receitinhas secretas!

Muitas vezes apenas trocar essa borrachinha resolve o problema de uma geladeira que não gela direito

Percebi que a cerveja não estava gelando mais como antes e descobri que o problema estava na geladeira: conheça a gaxeta!

Saiba o que é a gaxeta e como trocá-la (Crédito: Shutterstock)

Quem nunca se decepcionou ao abrir a geladeira e perceber que a cerveja, que deveria estar gelada para aquele churrasco ou encontro com amigos, não estava como esperado?

Isso é muito comum, mas o problema muitas vezes não está no refrigerador em si, mas em uma peça fundamental que passa despercebida: a gaxeta. Sabe o que é? Vem entender!

Gaxeta pode ser o problema da sua geladeira

Sim, aquela borracha que veda a porta da geladeira (gaxeta) pode ser a verdadeira vilã quando o aparelho começa a perder eficiência.

A gaxeta, também conhecida como vedação ou borracha da porta, é a responsável por manter o ar frio dentro da geladeira. Quando está em boas condições, essa peça cria uma vedação completa ao redor da porta, evitando que o ar quente entre e o ar frio escape.

No entanto, com o tempo e o uso constante, a gaxeta pode desgastar, ressecar ou até rasgar. Quando isso acontece, o ar frio começa a escapar, forçando o compressor (o motor da geladeira) a trabalhar mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo de energia.

Além disso, o resfriamento fica comprometido, e é aí que você percebe que os alimentos e bebidas não estão mais gelando como antes….

Como saber se o problema está na gaxeta?

O método mais comum e eficaz é o famoso teste do papel. Funciona assim: pegue uma folha de papel e feche a porta da geladeira com uma parte do papel dentro e outra fora. Depois, tente puxar o papel. Se ele sair facilmente, sem resistência, é sinal de que a gaxeta não está vedando corretamente e precisa ser substituída.

Outro indício de que a gaxeta está danificada é o aumento do ciclo de liga e desliga do motor. Se a geladeira parece estar funcionando o tempo todo ou se o consumo de energia aumentou de forma inesperada, pode ser que o problema esteja na vedação da porta.

Como substituir a gaxeta da geladeira

Se o teste do papel indicou que é hora de trocar a gaxeta, o processo de substituição não é tão complicado quanto parece. Você pode comprar a peça específica para o modelo da sua geladeira em lojas especializadas ou entrar em contato com o fabricante para obter a peça correta. A instalação pode ser feita em casa com alguns cuidados:

  • Antes de começar, mergulhe a nova borracha em água quente. Isso a deixará mais flexível, facilitando o encaixe na porta da geladeira
  • Solte os parafusos que prendem a borracha antiga (se for o caso) e remova-a cuidadosamente. Em muitos modelos, a gaxeta é apenas encaixada, o que torna o processo ainda mais fácil
  • Comece a instalação pelas quinas da porta, encaixando a gaxeta de cima para baixo. Certifique-se de que a borracha esteja bem alinhada e, caso necessário, utilize um secador de cabelo para aquecer e moldar a peça durante a instalação
  • Após instalar a nova gaxeta, faça o teste do papel novamente para garantir que a vedação está perfeita. Se houver pequenas folgas ou deformidades, você pode utilizar vaselina ou aquecer a gaxeta com o secador para ajustar melhor o encaixe

Manter a gaxeta em bom estado é crucial para o desempenho da geladeira. Além de garantir que suas bebidas e alimentos sejam mantidos na temperatura ideal, uma vedação adequada também ajuda a economizar energia. Uma gaxeta danificada faz com que o compressor trabalhe mais, o que aumenta o consumo de eletricidade e pode reduzir a vida útil do aparelho.

Ordem na cozinha: 4 dicas para manter a organização e limpeza da geladeira
Como criar mais espaços na geladeira: confira dicas

Temas relacionados