• Entrar
  • Cadastrar
Só atletas se beneficiam da nutrição esportiva? Entenda o que é quais são seus benefícios para a rotina

Se você pratica exercícios regularmente, pode estar na hora de abandonar as dietas da moda e apostar em um plano de alimentação dentro do escopo da nutrição esportiva. 

Só atletas se beneficiam da nutrição esportiva? Entenda o que é quais são seus benefícios para a rotina

Descubra os benefícios da nutrição esportiva (Créditos: Shutterstock)

A preocupação com a saúde cresceu muito nos últimos anos. Assim, em busca de um estilo de vida mais saudável, muitas pessoas começaram a praticar exercícios físicos com mais regularidade, dormir bem, beber mais água e, claro, encontrar a dieta certa para atender às suas necessidades nutricionais. Recentemente, a dieta mediterrânea foi eleita a “dieta mais saudável do mundo” pelo sétimo ano consecutivo. Antes de você correr para pesquisar sobre a dieta mediterrânea, porém, pode ser interessante conhecer a nutrição esportiva. Entenda!

O que é nutrição esportiva?

A nutrição esportiva é uma especialidade dentro da área de nutrição destinada às pessoas que se exercitam com regularidade. O foco é o consumo de nutrientes necessários para melhorar o desempenho físico e a recuperação do corpo após o treino a partir de uma abordagem personalizada, que leva fatores como idade, sexo, tipo e nível de treinamento, por exemplo, em consideração. O ideal é consultar um profissional especializado em nutrição esportiva para fazer o seu plano alimentar.

Quais são os benefícios da nutrição esportiva?

A nutrição esportiva apresenta uma série de benefícios para o corpo, como:

  • Melhorar a performance durante exercícios físicos
  • Acelerar a recuperação muscular depois do treino
  • Reduzir a gordura e ajudar no emagrecimento
  • Assegurar uma dieta equilibrada e nutritiva

Só atletas se beneficiam da nutrição esportiva?

O nome pode sugerir, a princípio, que apenas atletas podem colher os frutos da nutrição esportiva, mas a verdade é que qualquer pessoa que pratique exercício físico com frequência pode se beneficiar dessa abordagem.

Inclusive, como mencionamos anteriormente, um plano de alimentação dentro do escopo da nutrição esportiva costuma ser elaborado caso a caso. Ou seja, de acordo com a rotina de cada paciente! Afinal, um nadador tem necessidades nutricionais diferentes de um tenista, que, por sua vez, precisa de nutrientes e vitaminas diferentes de quem faz musculação.

Dito isso, independente do seu tipo de treino, não se esqueça de que um profissional especializado em nutrição esportiva é indispensável para o sucesso dessa empreitada.

Veja mais!
Se açúcar é açúcar, tem algum benefício em trocar o comum pelo de coco ou só perco sabor?
Esqueça o tomate e a alface: a salada perfeita para um jantar leve tem apenas quatro ingredientes e é deliciosa!

Temas relacionados