As receitas de rabada são opções deliciosas e que você encontra facilmente aqui no site. A rabada é um corte de carne delicioso, fácil de fazer e econômico. E a maioria das pessoas conhece esse preparo, feito na panela de pressão com bastante agrião. Agora, imagina se a gente adicionar arroz nessa conta? Isso mesmo, é possível deixar esse prato ainda mais gostoso e de um jeito simples. Confira no TudoGostoso as dicas e o modo de preparo dessa receita de arroz de rabada ou arroz com rabada, como você preferir!
Uma receita fácil e cheia de sabor: veja como fazer
Como fazer arroz de rabada?
Ingredientes
1 kg de rabada de boi
1 cebola grande picada
1 tomate picado
1 cenoura picada pequena
1 colher (sobremesa) de corante
300 ml de vinho tinto seco
1 litro de água
1 litro de caldo de carne
sal com alho a gosto
salsinha e cebolinha picadas a gosto
3 copos (americano) de arroz comum
Modo de preparo
Tempere a rabada com sal e alho a gosto. Sele a carne já na panela de pressão e coloque a colher de corante. Adicione os legumes cortados, coloque a água, o vinho, o tablete de caldo de carne e a salsinha e a cebolinha. Deixe na pressão por 40 minutos (ponto para carne sair do osso com facilidade). Separe a carne, desfie, coe o caldo e coloque o que foi coado junto com a carne desfiada. Leve o caldo para geladeira por 60 minutos. Quando a gordura subir, retire com uma concha. Prepare o arroz normalmente, porém utilize o caldo da rabada ao invés de água. No segundo caldo, coloque a carne e os legumes junto e deixe o arroz chegar no ponto desejado (quantidade de caldo a ser usado no arroz é igual a se fosse utilizar água). Sirva quente e aproveite esse mundo de sabores com um prato simples, porém perfeito.
Como escolher e preparar a rabada?
Então, vamos começar pelo começo, sobre como escolher a rabada. O ideal, é que você procure pela carne fresquinha, no açougue ou no mercado do seu bairro. Comprar carne congelada é sempre uma "aventura", a não ser que você confie no lugar. Mas, se formos te dar uma dica e, você puder ter acesso, compre a carne fresca. O ideal é sempre dar preferência para os pedaços médios, e verificar se tem bastante carne nos osso. Pedaços escuros também não são um bom sinal, fuja e compre carne sempre aparentemente fresquinhas.
Agora, para deixar a rabada "pronta" para preparar mais tarde, você pode tomar alguns cuidados. Um deles é sobre o cheiro da rabada. Muita gente não gosta do cheiro forte que a carne tem e, se você também se importa com isso, se liga nessa dica. Deixe a carne alguns minutos em um recipiente com suco de limão ou água morna, alguns minutos antes de levar para o preparo das receitas.
Veja mais:
Receita de panela de pressão para você arrasar