É muito difícil resistir à tentação de comer um docinho depois do almoço. Inclusive, existe uma explicação científica do porquê sentimos tanta vontade de consumir açúcar após as refeições. O problema é que nem sempre a gente consegue incluir uma sobremesa na nossa dieta, ainda mais se você tem algum tipo de restrição alimentar, seja por questão de saúde ou escolha pessoal.
Pensando nisso, o TudoGostoso trouxe uma receita de pudim proteico de chia e chocolate delicioso e muito nutritivo. Uma ótima opção de sobremesa saudável para comer sem peso na consciência. veja como fazer.
Receita de pudim proteico de chia e chocolate: preparo é feito em apenas 3 passos
Ingredientes:
- 350 ml de leite de coco
- 1/2 de xícara de chia
- 2 colheres de cacau em pó ou chocolate 70%
- 1 scoop de proteína em pó da sua preferência
- Morangos para decorar
Modo de preparo:
- No liquidificador, bata o leite de coco, as sementes de chia, o cacau e a proteína em pó até obter uma mistura homogênea.
- Transfira a mistura para uma forma de pudim e deixe na geladeira por, no mínimo, 4 horas até firmar. Você também pode acrescentar a mistura em potes para porções individuais.
- Quando o pudim estiver bem firme, coloque morangos por cima e sirva como quiser. Você também pode trocar o morango por outra fruta da sua preferência ou acrescentar raspas de chocolate, granola, chantilly, entre outras opções de toppings de sobremesa.
Se você quiser preparar um pudim vegano e livre de lactose, é só optar por uma proteína em pó vegana e usar o cacau em pó ao invés do chocolate 70%. Se você gostou dessa receita, aproveite para conhecer outras opções de sobremesas e doces saudáveis do TudoGostoso para comer sem culpa.
Pudim proteico de chia e chocolate também é rico em fibras e ômega 3
Além da proteína, esse pudim também é uma poderosa fonte de fibras. Isso por causa da própria chia, uma semente que fornece cerca de 30g de fibra alimentar solúvel para cada porção de 100g. Essa quantidade é justamente a recomendação diária do nutriente para um adulto saudável. Lembrando que as fibras são grandes aliadas do sistema gastrointestinal. Elas melhoram a digestão, fortalecem a flora do intestino e regulam o trânsito intestinal, prevenindo a constipação.
Outro benefício da chia é que a semente é rica em ômega 3, um poderoso ácido graxo com ação anti-inflamatória, antioxidante e que ainda auxilia no funcionamento do cérebro. Em uma porção de 100g da semente pura contém 20g de ômega 3. Considerando que a quantidade diária recomendada do nutriente é de no mínimo 250 mg (0.25g), uma pequena porção de 10g de chia já tem mais que o mínimo necessário da substância por dia.
Veja também:
Sobremesa saudável, saborosa e low carb: aproveite esse doce sem sair da dieta!
Doce de mamão sem açúcar para aproveitar os benefícios da fruta em uma sobremesa saudável