Existem muitos erros que cometemos ao cozinhar, mas os piores são aqueles que colocam a nossa saúde em risco. Estamos falando dos erros relacionados à limpeza e higiene. Para cozinhar com saúde, é preciso entender que existem alguns rituais que não podemos escapar, por mais que eles pareçam chatos e cansativos. Por isso, o TudoGostoso selecionou os principais erros que você pode fazer na cozinha e como corrigi-los. Confira!
Os piores erros que você pode fazer na cozinha que podem colocar a sua vida em risco!
Não higienizar frutas e verduras da forma adequada
Um dos erros que as pessoas mais cometem é não higienizar os vegetais da forma adequada. Existem muitos truques por aí ensinando a limpar os alimentos de uma maneira ineficaz. Segundo os especialistas em alimentação e nutrição, a única maneira de se certificar de que seus vegetais estão bem higienizados é deixando de molho em uma solução de água sanitária com água comum. Nada de vinagre e muito menos lavar apenas em água corrente.
A proporção da solução deve ser de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Deixe de molho por 15 minutos e, após esse tempo, enxague em bastante água corrente para retirar tudo. Depois é só armazenar como de costume.
Não lavar as mãos antes e depois de higienizar alimentos
Um dos piores erros que você pode cometer ao cozinhar e manusear alimentos é não lavar bem as mãos antes de mexer neles. Nós passamos o dia tocando em diversas partes da casa (e da rua) que podem estar contaminadas e cheias de bactérias, como o lixo da cozinha, o banheiro, animais de estimação e muito mais.
Além disso, sempre lave muito bem as mãos depois de manusear os alimentos também, principalmente carnes cruas, para não correr o risco de acontecer a contaminação cruzada com outros alimentos do ambiente. E nunca esqueça de higienizar a torneira e a pia também.
Lavar carnes
O TudoGostoso está sempre alertando sobre os perigosos de lavar carnes como frango, porco e boi. É verdade que existe o mito de que isso é necessário para limpar as bactérias presentes nesses alimentos, mas a verdade é que esse hábito só piora a propagação de bactérias pelo ambiente.
Não limpar a geladeira com frequência
A geladeira é um local que pode conter muitos micróbios que fazem mal à saúde, principalmente porque é comum que alguns alimentos estraguem sem que percebamos. Por isso, limpar a geladeira com frequência é essencial, assim como o congelador.
Uma dica para evitar que ambos fiquem mais sujos é sempre armazenar carnes em saquinhos plásticos apropriados, como os ziplocks. Na hora de descongelar, colocar dentro de um pote para que o suco da carne não espalhe pelas prateleiras.
Ignorar a data de validade
Não ignore a data de validade! Por mais que o alimento pareça ainda estar bom, não consuma nada que passou do prazo. Isso porque a comida pode estar contaminada bem antes de começar a cheirar mal ou mostrar diferenças na coloração. Comer comida que passou da validade pode causar doenças graves como salmonela, entre outras.
Veja mais:
Alimentos sujos nunca mais! Aprenda como higienizar frutas, legumes e verduras do jeito certo com essas dicas INFALÍVEIS
Como higienizar esponja de cozinha do jeito certo: você vai se surpreender com o que NÃO deve fazer!