• Entrar
  • Cadastrar
Por esse motivo, muitas pessoas estão trocando a carne por cogumelos

Quando feitos da forma certa, os cogumelos são ótimos substitutos para as carnes no sabor e na textura

Por esse motivo, muitas pessoas estão trocando a carne por cogumelos

Aprenda como fazer cogumelos do jeito certo (Créditos: Canva)

Os cogumelos são alimentos muito consumidos pelos vegetarianos e veganos. Embora muitas pessoas acreditem que eles são vegetais, eles são tecnicamente fungos não-tóxicos e benéficos para a saúde. Existem muitos tipos diferentes de cogumelos comestíveis pelo mundo todo, cada um com sabor diferente, mas o que eles têm em comum é a textura e os benefícios. É por isso que muitas pessoas estão trocando o consumo de carne por cogumelos.

Quais são os benefícios dos cogumelos?

Os benefícios dos cogumelos são diversos, já que eles possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, como vitaminas, principalmente do complexo B, minerais e proteínas. Ele contém baixos índices de glicose e açúcar, o que faz com que o consumo seja aconselhado para pessoas que sofrem com diabetes.

O cogumelo também é rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que causam envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e cânceres. Além disso, ele é conhecido por ajudar a controlar a pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão.

Cogumelo com textura de carne: mito ou verdade?

Verdade! Alguns cogumelos ficam com textura bem parecida com a de carne se for preparado da forma correta. Tradicionalmente, eles são conhecidos pela textura emborrachada, o que costuma desagradar muitas pessoas. Porém, com algumas adaptações no modo de preparo, o resultado será um alimento macio que remete à carne.

Como fazer cogumelo para não ficar emborrachado?

Você pode cometer dois erros muito comuns na hora de cozinhar os cogumelos que fazem com que eles fiquem com a textura emborrachada.

Cuidado na hora de higienizar

O primeiro erro é limpá-los usando água. Os cogumelos possuem propriedades parecidas com as das esponjas, o que faz com que ele absorva muita água. Esse excesso de água contribui para a textura emborrachada. Dessa forma, o ideal é higienizar os cogumelos com escovinhas próprias para isso ou panos ligeiramente úmidos.

Ordem dos fatores altera o produto

Outro erro comum está na hora de preparar seja grelhado ou assado. Normalmente, as pessoas colocam algum tipo de gordura na frigideira ou assadeira e, depois, espalham os cogumelos fatiados por cima.

Porém, esse método, apesar de ser bem gostoso, deixa o ingrediente emborrachado. É claro que muitas pessoas não se incomodam com essa textura, mas para evitar que ela aconteça, você deve cozinhar, seja grelhando o assando, primeiro sem nenhuma gordura.

No caso da frigideira, por exemplo, você deve ligar o fogo e espalhar os cogumelos fatiados no utensílio. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, adicione uma pitada de sal e cozinhe por mais 3 minutos. Só depois que você pode entrar com o azeite, manteiga, óleo de gergelim ou outra gordura de sua preferência. O mesmo serve para molhos como molho de soja, que deve ser adicionado bem pouquinho.

Esse processo ajuda a expulsar todos os resquícios de água do cogumelo, permitindo que a gordura penetre nele depois e o deixe bem mais macio. Na hora de servir junto com os acompanhamentos, você vai perceber que a textura lembra bastante a de carne picadinha!

Veja mais:

Aprenda receitas deliciosas com cogumelos para incrementar as refeições

Temas relacionados