
Se você gosta de ovo com gema mole, é hora de saber sobre essa proibição (Créditos: Canva)
Não é de hoje que há um consenso sobre o consumo de ovo cru ou mal cozido, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que a situação é mais severa do que se imagina. Desde 2013 que restaurantes de São Paulo são proibidos de comercializar ovo com gema mole ou ovo cru, por normas da Vigilância Sanitária. E quem pensa que essa proibição só existe em SP, se engana. O Rio Grande do Sul também decretou a norma lá em 2009.
Por que ovo com gema mole é proibido de ser servido em restaurantes?
A medida aplicada pela Vigilância Sanitária abrange todo e qualquer preparo em que o ovo não seja cozido completamente. A norma visa evitar a contaminação por bactérias e outros micro-organismos que podem ser absorvidos pelo organismo se o ingrediente não estiver devidamente cozido, como é o caso da salmonella.
A salmonella é uma das bactérias mais perigosas quando o assunto é intoxicação alimentar. Aliás, você sabia que existem vários tipos de salmonelas? Elas são conhecidas há mais de um século por causarem doenças diversas, todas ligadas à ingestão de alimentos ou água contaminada. Alguns dos sintomas causados pelas bactérias salmonella são:
- Dor abdominal intensa;
- Cólicas;
- Náusea;
- Vômitos;
- Diarreia forte;
- Febre moderada;
- Calafrios;
- Mal-estar;
- Perda do apetite;
- Emagrecimento;
- Fadiga e cansaço.
Os sintomas costumam aparecer em uma janela de 12 a 36 horas após a contaminação, e se não for tratado correta e imediatamente, pode deixar sequelas e até levar à morte.
Como comer ovo do jeito certo para absorver todos os nutrientes?
O que muita gente pode não saber é que o ovo deve estar completamente cozido para que os nutrientes sejam melhor absorvidos pelo corpo humano. Isso acontece porque o cozimento ativa a absorção de diversos nutrientes, como as vitaminas do complexo B. Além de tornar a digestão mais fácil também.
Vale lembrar que as vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do corpo e a falta delas pode prejudicar muito a saúde. Por isso, procure um médico para fazer um checkup e verificar como estão os seus níveis de nutrientes.
O que fazer se consumir comida contaminada em restaurantes?
Quando a contaminação por salmonela é rastreada para um restaurante ou outro estabelecimento alimentício, é necessário avisar a Vigilância Sanitária o quanto antes!
Veja mais:
ATENÇÃO se você come muito na rua: evite esses lugares e alimentos para não se arriscar com uma intoxicação alimentar