Por mais que a gente ame comer peixe cru, principalmente em preparos como ceviche e sushi, é preciso estar ciente de que existem alguns riscos por trás do preparo. Uma mulher estadunidense foi internada ao sofrer uma infecção gravíssima depois de comer tilápia mal passada. A situação da paciente Laura Barajas, de 40 anos, foi tão séria que ela precisou ser colocada em coma induzido e ter todos os membros amputados, no dia 13/09. A seguir, o TudoGostoso explica melhor sobre o caso e os cuidados que você precisa ter para que isso não aconteça com você.
Mulher tem todos os membros amputados depois de comer tilápia mal passada
A americana Laura Barajas foi contaminada por uma bactéria chamada Vibrio vulnificus, que é encontrada em espécies marinhas; no entanto, ela também pode contaminar peixes de rios em alguns casos. Normalmente, cozinhar ou congelar o alimento já é suficiente para fazer com que o micro-organismo seja eliminado. O problema está quando os humanos consomem a comida contaminada.
O que aconteceu com Laura foi que o corpo dela não respondia aos tratamentos padrões. Por decisão médica, ela foi colocada em coma induzido, já que os dedos, os pés e o lábio inferior estavam pretos, com sepse completa e os rins estavam falhando. Dessa forma, os médicos optaram por amputar tanto os braços quanto as pernas para salvá-la.
A bactéria V. vulnificus pode causar febre, diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos, segundo o Manual das Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria de Saúde de São Paulo. Eles também explicam que, em casos mais graves, a contaminação pode levar à infecção generalizada e, em 60% dos casos, a lesões nas extremidades do corpo.
Como se prevenir de infecções alimentares perigosas?
Como foi explicado anteriormente, a bactéria V. vulnificus em específico pode ser eliminada através do cozimento e até mesmo do congelamento dos peixes. O cozimento adequado é, de fato, a solução para a maioria dos casos de contaminação.
Contudo, é preciso sempre estar atento aos alimentos que você consome. Saiba a procedência dos alimentos; certifique-se de higienizar muito bem os vegetais que for comer, especialmente se for consumir cru.
Fique sempre atento ao prazo de validade dos alimentos. Se a cor, cheiro ou textura estiverem diferentes, descarte e não corra o risco. Em caso de qualquer sintoma de mal-estar estomacal, procure um médico imediatamente.
Veja mais:
Cuidado com as bactérias! Veja como higienizar a pia após manusear frango e evite a contaminação