
Namelaka é um doce japonês que lembra mousse, ganache e sorvete, mas não é nenhum deles (Créditos: Canva)
Se tem um doce que tem se tornado popular nos últimos tempos é a namelaka. De origem japonesa, essa sobremesa é cremosa e aveludada, lembrando uma combinação entre a mousse, a ganache e o sorvete. Deliciosa e com uma textura incrível, ela é bem fácil de fazer, sendo a sobremesa perfeita para refrescar um dia quente! Hoje nós vamos contar um pouco mais sobre a iguaria, a origem e como fazer namelaka em casa. Confira!
O que é namelaka e de onde surgiu?
A namelaka é um doce de origem japonesa que ganhou popularidade no mundo todo. Com uma textura sedosa e aveludada, e um sabor leve, ela é usada na confeitaria tanto pura quanto como cobertura ou recheio. Como ela surgiu no Japão, o nome deriva do japonês em que “nama” significa “creme” e “laka” significa “leite”. Na maioria das vezes, ela é preparada usando leite, gelatina, creme de leite e chocolate, mas também é possível fazer outros sabores.
Como fazer namelaka em casa: aprenda a receita
Não precisa se preocupar, a namelaka é um doce muito fácil de preparar que fica pronto em poucos minutos antes de descansar na geladeira. Embora ele precise de pequenos processos para ficar pronto, não é nada muito desafiador e você vai conseguir tirar de letra seguindo o passo a passo.
Ingredientes:
- 200 g de leite integral
- 5 g de gelatina em pó incolor e sem sabor
- 30 g de água
- 500 g de chocolate meio-amargo
- 400 g de creme de leite
Modo de preparo:
- O primeiro passo é hidratar a gelatina. Para isso, misture a água, que deve estar morna, com a gelatina em pó até ficar homogêneo e reserve.
- Coloque o leite em uma panela e leve para ferver.
- Assim que levantar fervura, desligue e acrescente o chocolate meio-amargo picado.
- Misture bem com ajuda de uma espátula ou fuê até que o chocolate tenha sido derretido por completo.
- Entre com a massa de gelatina e misture bem novamente.
- Por último, acrescente o creme de leite (se for fresco ou nata, melhor ainda) e, com ajuda de um mixer, bata bem para ficar bem homogêneo e sedoso.
- Despeje o creme em um refratário e cubra com plástico-filme em contato com o líquido para evitar a formação de película.
- Leve para a geladeira para firmar por, pelo menos, 6 horas antes de usar.
Como usar a namelaka?
A namelaka é muito utilizada como recheio para bolos, bombons, tortas e outras sobremesas, assim como cobertura. Por causa da gelatina, ela consegue resistir a temperaturas mais elevadas sem derreter, como acontece com outros tipos de cobertura. No entanto, você também pode servi-la como mousse gelada pura, fica uma delícia!
Veja mais:
Essa é a maneira mais fácil de fazer creme de confeiteiro para rechear os seus quitutes; confira!