• Entrar
  • Cadastrar
Ganache
Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
4.4 / 5 (119 avaliações)
Ver todos os 249 comentários
Assistir : Ganache Video 1 de 1
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
Icone flèche
Icone flèche
Compartilhar
Imprimir
Avatar de TudoGostoso
Por TudoGostoso

O ganache é uma cobertura clássica e versátil, apreciada por sua simplicidade, textura suave e sabor intenso de chocolate. Esta receita básica, composta por apenas três ingredientes, é um verdadeiro coringa na confeitaria, proporcionando uma finalização deliciosa para diversos tipos de sobremesas. Feito com chocolate, creme de leite e manteiga, o ganache pode ser preparado de forma rápida e fácil. Sua consistência pode variar de acordo com a proporção de chocolate e creme, resultando em uma cobertura mais densa para bolos ou uma ganache mais fluida para regar sobremesas. Seja para cobrir bolos, cupcakes, trufas ou como recheio e cobertura para tortas e doces finos, o ganache é uma opção elegante e irresistível. Siga esta receita simples e desfrute de uma cobertura saborosa que eleva o sabor de suas criações culinárias para um nível extraordinário.

Ingredientes (1 porção)

  • chocolate ao leite150g de chocolate ao leite ou meio amargo
  • creme de leite fresco200g de creme de leite fresco
  • manteiga1 colher de sopa manteiga

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Derreter o chocolate no microondas. Para isso, coloque o chocolate em um recipiente de vidro, leve ao micro-ondas e na potência máxima deixe por 1 minuto.

  2. 2

    Enquanto isso derreta a manteiga.

  3. 3

    Passado o tempo, retire o chocolate do microondas e mexa. Se perceber que o chocolate não derreteu bem, deixe por mais 30 segundos no micro-ondas.

  4. 4

    Coloque o chocolate derretido numa panela junto com a manteiga derretida e o creme de leite. Deixe em fogo baixo e mexa até ficar um creme homogêneo.

  5. 5

    O ganache é ótimo para cobrir bolos de chocolate, cenoura, tortinhas, pães doces.

Informações adicionais

Confira receitas com ganache de chocolate e outras delícias do TudoGostoso

 

A escolha entre o chocolate ao leite ou meio amargo vai depender do seu paladar! Aposte no seu gosto e faça um ganache delicioso!

 

O ganache é uma criação da confeitaria francesa e o tradicional é feito com creme de leite fresco e chocolate derretido, mas há quem adicione um pouco de mel, manteiga ou glucose de milho para que ele fique mais brilhoso. A receita de ganache é muito simples: basta derreter o chocolate (preto ou branco), acrescentar o creme de leite e misturar bem. Para que ele fique pastoso, basta cobri-lo com um plástico e levar à geladeira por cerca de uma hora. Ele pode ser usado em bolos (cobertura e recheio), tortas, crepes, panquecas, mousses, cupcakes, sorvetes… É uma receita muito versátil e deliciosa! Veja no nosso blog 10 receitas com ganache para você se inspirar e ir para a cozinha!

 

Você sabe o que realmente significam os termos culinários que você utiliza? Já estamos acostumados a usar palavras de origem francesa no dia a dia da cozinha, mas nem sempre sabemos ao certo como surgiram e o que elas representam. Saber mais sobre essas palavras e sua origem pode ajudar na hora de entender a preparação, além de deixar você mais por dentro do universo gastronômico. Vamos aprender? Venha ver 5 preparações da gastronomia francesa, incluindo o ganache de chocolate!

 

Se você adora fazer bolos mais elaborados, sabe que as coberturas são parte importante deles. Elas podem ser feitas com diversos ingredientes e cada um confere um visual diferente aos bolos. Agora que você sabe como fazer ganache de chocolate, nós fizemos uma seleção com 10 tipos de coberturas para bolos para aumentar o seu repertório: confira e escolha a sua preferida!

 

Como derreter chocolate em banho-maria

 

Utensílios necessários

 

Para derreter o chocolate em banho-maria, você vai precisar de dois recipientes: uma panela, que irá ao fogo, e um refratário ou tigela de inox. O ideal é que ambos encaixem um no outro e o vapor da água não escape; do contrário, pode afetar o resultado final do chocolate. Também será necessária uma colher de pau ou silicone para misturar e uma faca para cortar o chocolate.

 

Passo a passo

 

1) Coloque água na panela que irá ao fogo, mas não o suficiente para que o recipiente de cima a toque.

2) Ligue o fogo e esquente a água, tomando cuidado para que ela não ferva.

3) Pique o chocolate em pedaços pequenos e deposite no recipiente que ficará em cima.

4) Quando a água já estiver quente, encaixe o recipiente do chocolate na panela.

5) Por fim, mexa de leve com a colher até que o chocolate esteja totalmente derretido e homogêneo.

 

Dicas

 

1) Se a água começar a ferver antes de o chocolate derreter, adicione um pouco de água gelada à água fervente.

2) A temperatura ideal para derreter o chocolate em banho-maria é 85º C. Se possível, faça uso de um termômetro para obter o melhor resultado.

 

Agora que você já sabe como fazer ganache de chocolate, veja também:

 

Trufas: aprenda como fazer o doce de chocolate e veja 15 receitas imperdíveis

Chocolate vegano: como fazer ovo de Páscoa sem ingredientes de origem animal

Coberturas de bolo de cenoura: 10 opções deliciosas

 

Categorias relacionadas

Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.