Você sabe o que realmente significam os termos culinários que você utiliza? Já estamos acostumados a usar palavras de origem francesa no dia a dia da cozinha, mas nem sempre sabemos ao certo como surgiram e o que elas representam. Saber mais sobre essas palavras e sua origem pode ajudar na hora de entender a preparação, além de deixar você mais por dentro do universo gastronômico. Vamos aprender? Venha ver 5 preparações da gastronomia francesa!
Batatas sauté em frigideira de ferro
Sauté
O termo sauté (leia sotê) vem do verbo sauter, que em francês significa saltear. Saltear é cozinhar com um pouco de gordura (manteiga, óleo ou azeite) em temperatura bem alta, virando sempre o alimento para que todos seus lados fiquem dourados. Ainda que vários legumes, camarões e cogumelos sejam feitos dessa maneira, no Brasil o termo ficou conhecido pelas batata sauté. As batatas sauté são um ótimo acompanhamento para diversos pratos, pois são muito versáteis e leves. Elas costumam aparecer em muitos pratos com peixe. No TudoGostoso, você encontra várias receitas de batata sauté, incluindo pratos completos em que ela aparece como acompanhamento.
Ganache de chocolate
Ganache
A mistura de chocolate com creme de leite também já é bem conhecida no Brasil e é o delírio dos apaixonados por doce. A ganache tradicional francesa surgiu de um acidente, como muitos outros pratos clássicos e amados hoje no mundo todo. Esse creme consistente é ótimo para rechear e cobrir bolos e tortas, fazer trufas, além de ser delicioso em sobremesas com frutas e castanhas. A preparação pode ser feita com qualquer tipo de chocolate (preto ou branco, ao leite ou amargo), e o que varia é a proporção de creme de leite. O ideal é usar o creme de leite fresco, mas pode usar o de caixinha ou lata, basta ter cuidado para não deixar a mistura ferver e talhar. Alguns profissionais acrescentam também glucose ou mel ao creme, para não cristalizar. Outros utilizam manteiga, para dar mais maleabilidade e brilho a essa mistura. No blog tem dicas de como fazer a ganache e 3 receitas deliciosas com o creme.
Ovos poché sobre torradas
Poché
Poché significa cozinhar o alimento em algum líquido (água, caldo, leite, vinho) sem que chegue a atingir o ponto de ebulição. A técnica é bastante utilizada para o cozimento de peixes, para que a carne não se desmanche facilmente durante o processo. O alimento mais conhecido em sua forma poché é o ovo. Para o ovo poché dar certo existem diversas dicas, mas o importante mesmo é que a clara cozinhe de modo firme, protegendo a gema mole no meio. Ele pode ser servido em cima de uma torrada, acompanhado de uma salada verde, ou em cima de uma torrada com abacate, a comida que é tendência no momento. Aqui no blog tem um post com dicas incríveis de como preparar e outras maneiras de servir o ovo poché. E no site tem até vídeo ensinando como fazer essa preparo sem erro!
Ingredientes do molho bèchamel: farinha, leite, manteiga e noz-moscada
Béchamel
O molho béchamel (ou molho branco) é feito à base de leite, manteiga e farinha, temperado normalmente com sal e noz-moscada. O nome pode ser difícil, mas o preparo é superfácil. No site você encontra algumas receitas de molho béchamel, todas bem explicadinhas! Você pode usar o molho béchamel como molho de massas (macarrão, lasanha, canelone), como base para cremes e sopas, além de ser um dos ingredientes do clássico “misto-quente francês”, o croque monsieur.
Croutons temperados em assadeira com papel-manteiga
Croutons
Os croutons já são conhecidos há bastante tempo por aqui. Basta você ir a um restaurante comer uma salada ou uma sopa e lá estão os cubinhos de pão servidos como acompanhamento. Assados no forno ou torrados na frigideira com manteiga ou azeite, os croutons também podem ser temperados com sal, pimenta e ervas em geral. É muito fácil de fazer em casa e uma ótima dica para quem quer aproveitar o pão que sobrou do dia anterior. Crouton significa casca e na França costuma-se utilizar o que restou da ponta da baguete para fazer os cubinhos, que é a parte mais dura do pão. Como nosso pão costuma ser mais macio, uma boa ideia é usar o pão amanhecido por mais de um dia, até que esteja um pouco mais firme. No TudoGostoso você encontra o passo-a-passo para fazer essa delícia.
Salada caesar com croutons