• Entrar
  • Cadastrar
Ovo poché: como preparar essa maravilha e deixá-lo ainda mais gostoso
Fácil, lindo e saudável: sabia que dá para fazer um ovo delicioso semelhante ao ovo frito - mas feito na água? Vem ver como fazer o ovo poché perfeito e ficar com água na boca junto com a gente!

Tempere o ovo poché com temperos naturais e o torne ainda mais gostoso. Socorro, é de dar água na boca! Ovo poché pode ser uma alternativa cheia de sabor e dar um toque incrível aos pratos.

O ovo é um dos ingredientes mais práticos que temos na cozinha! Sua versatilidade não nos decepciona, caindo muito bem em diversas situações culinárias. Omelete, mexido, ovo frito ou cozido, todas essas formas são saborosas a ponto de dar água na boca, sendo rápidas e fáceis de fazer como um complemento para os pratos do dia a dia. Porém, é válido dar preferência ao seu método cozido, sendo uma alternativa mais saudável. E quando o assunto é ovo cozido, nós recomendamos uma versão ainda mais deliciosa: o ovo poché. Já ouviu falar?

Esse preparo de ovo é capaz de gerar uma clara cozida, mas com uma gema amarelinha, mole e deliciosa - sem o uso de óleo. Por esse motivo, ela é considerada uma ótima opção para quem está querendo cortar calorias mas deseja variar o cardápio. Sua aparência pode ficar semelhante à de um ovo frito, entretanto, por ser cozido na água, ele fica muito mais saudável.

Mas por que muitas pessoas temem o ovo poché?

Muitas vezes essa forma de fazer ovo cozido pode desagradar algumas pessoas pela sua aparência - mas não pela qualidade. Ao fazer sem os passos corretos, o ovo pode ficar com um formato estranho, provocando certa aversão ao prato, afinal, quando se trata de comida, uma boa apresentação é essencial, não é mesmo?

Por isso, vem conferir com a gente um passo a passo de como deixar seu ovo poché delicioso - e super atrativo!

Versátil e prático: ovos podem ser super saudáveis, principalmente quando cozidos. Ovo para todos os gostos! Aposte nas versões cozidas para uma alimentação mais saudável.

Quais ingredientes iremos usar?

- Ovos (utilize a quantidade que desejar consumir)

- Papel-filme próprio para alimentos

- Azeite

- Uma tigela redonda pequena

- Barbante (opcional)

- Pimenta-do-reino a gosto (e/ou outros temperos naturais, se desejar)

- Sal a gosto (mas não muito, hein! Sal em excesso pode levar à hipertensão)

Passo a passo para um ovo poché perfeito

Um processo simples, com ingredientes simples, mas um sabor e visual de dar água na boca!

- Primeiramente, coloque a água para ferver em uma panela.

- Corte um pedaço grande de papel-filme (em um tamanho suficiente que caiba na tigela e que dê para amarrar como trouxinha depois)

- Em seguida, passe azeite em toda a superfície do papel-filme. Isso evitará que o ovo grude no papel.

- Após isso, coloque o papel- filme sob a tigela redonda.

- Delicadamente (para não furar a gema), quebre o ovo nesta tigela. Ele ficará em cima do papel-filme besuntado de azeite.

- Nesse passo, você pode temperar o ovo com a pimenta-do-reino e o sal, ambos a gosto.

- Agora, junte as pontas do papel-filme e o amarre, de forma que o ovo fique bem fechadinho ali dentro. Você pode dar um nó com o próprio papel filme, ou então amarrar bem forte com um barbante.

- Lembra da água na panela? Coloque as trouxinhas de ovo dentro da água fervendo e deixe ali por 4 minutos.

- Para finalizar, retire as trouxinhas da panela, tire o papel-filme e voi là: está pronto o seu ovo poché, frito na água com uma clara cozida e uma gema mole e deliciosa! Se quiser, você pode adicionar mais sal sobre ele. Mas sem exageros, ok?

- Quer a gema mais durinha? Sem problemas, basta deixar o ovo cozinhando por mais alguns poucos minutos quando ele estiver na panela com a água fervendo.

O ovo poché é uma delícia no café da manhã quando combinado com torradas. Irresistível! Torradas formam uma combinação deliciosa com ovo poché, ideal para lanches

Opção sem trouxinhas

- Em uma panela, coloque a água para ferver. Quando estiver fervendo, adicione uma pitada de sal e duas colheres de vinagre de maçã e mexa.

- A parte, quebre delicadamente o ovo em um recipiente, de forma com que não fure sua gema.

- Voltando a panela: com o auxílio de uma colher, mexa a água até que ela forme uma espécie de redemoinho. Em seguida, desligue o fogo.

- Agora, agilidade para o passo que vai fazer toda a diferença: despeje o ovo exatamente no centro do redemoinho, e após isso, tampe a panela.

- Deixe o ovo cozinhar ali dentro por aproximadamente 7 minutos (se quiser mais cozido, você pode deixar alguns minutinhos a mais).

- Passado o tempo, com o auxílio de uma escumadeira, retire cuidadosamente o ovo da panela e deixe escorrer bem. Para garantir que ele está bem "seco", você pode colocá-lo sob um papel toalha para que retire todo o excesso de líquido.

- Tempere com sal e pimenta-do-reino (ou os ingredientes que preferir), e agora é só saborear essa delícia!

Saladas com ovo poché podem se tornar ainda mais interessantes - e gostosas. Hmm! Ovo poché nas saladas podem deixá-las ainda mais saborosas e atraentes.

Temas relacionados