O bolinho de chuva ficou conhecido como o lanche da tarde dos dias chuvosos, mas você não precisa esperar cair um pingo da água para fazer essa receita em casa. Ainda mais se você optar por fazer receitas de bolinho de chuva diferentes usando ingredientes deliciosos na massa.
Não estamos falando nem do bolinho de chuva com banana e nem do bolinho de chuva recheado com goiabada, embora os dois sejam deliciosos. O ingrediente escolhido também é uma fruta, mas pode não ser a primeira opção de muitos nessa receita. Estamos falando do bolinho de chuva com maçã! Com pedacinhos da fruta no meio, esse bolinho de maçã frito fica aromático com um gosto suave da fruta. Confira como fazer o bolinho de chuva com maçã.
Como fazer bolinho de chuva de maçã
Nessa receita usamos a maçã crua para simplificar, mas você pode usar maçã cozida que realça mais o sabor, basta compensar o líquido com mais farinha até a textura da massa ficar no ponto certo.
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara de leite
- 1 e 1/2 de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 maçãs descascadas cortadas em cubinhos bem pequenos
- óleo para fritar
- açúcar a gosto para finalizar
- canela a gosto para finalizar
Modo de preparo
- Descasque as maçãs, tire as sementes e corte-as em cubinhos pequenos. Reserve.
- Peneire a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela e misture-os.
- Adicione o ovo, o óleo e o leite e volte a mexer com uma espátula até formar uma massa homogênea.
- Acrescente o fermento e mexa apenas para incorporar.
- Depois, bote os cubos de maçã e mexa para que se espalhem. Eles não vão se integrar completamente à massa, deixar esses pedacinhos “inteiros” dá mais sabor ao bolinho.
- Se necessário, ajuste o ponto da massa com mais farinha ou mais leite dependendo se estiver muito líquida ou muito seca. O ponto certo é cremoso o suficiente para moldar com colheres e formar bolinhas na fritadeira.
- Faça as bolinhas com ajuda de duas colheres e bote na panela com óleo já fervente para fritar os bolinhos. Use uma escumadeira para virá-los e dourá-los por igual.
- Quando estiverem dourados, tire com a escumadeira e deixe secar em uma folha de papel-toalha.
- Ainda morno, passe em uma tigela com a mistura de açúcar e canela na proporção que preferir. Sirva ainda quentinho se quiser todo o sabor e aconchego dessa receita que acaba com qualquer clima ruim.
Veja mais:
Aprendi com um chef como fazer um bolinho de chuva beeeeem sequinho: essa vai ser a melhor dica que você vai ver essa semana
O segredo do bolinho de chuva perfeito está nesse passo com o óleo no preparo
Bolinho de chuva de fubá é uma novidade deliciosa e fácil de fazer para a hora do café da tarde