
Chega de mentiras! Vou te contar se engolir chiclete faz mesmo para o estômago ou não (Créditos: Canva)
O chiclete é uma guloseima muito amada por pessoas de todas as idades, mas principalmente pelas crianças. No entanto, mesmo sendo tão popular, esse pequeno doce é cercado de mistérios e tabus sobre os efeitos no corpo. Afinal, qual criança nunca ouviu que engolir chiclete gruda o estômago? É uma frase bem comum pelo Brasil, mas será mesmo que é verdade que chiclete faz mal?
Engolir chiclete gruda o estômago: mito ou verdade?
A verdade é que engolir chiclete não faz mal; não vai grudar no seu estômago ou qualquer coisa parecida. Esse mito surgiu muito por causa da textura da guloseima, feita de goma que cola facilmente em qualquer lugar. Pisar em chiclete na rua ou grudar chiclete no cabelo é terrível! Quando engolimos chiclete, no entanto, nada demais acontece. Para você entender melhor, é necessário saber do que ele é feito.
O chiclete conta com diversas substâncias em sua composição que garantem a cor, o sabor, a textura e o aroma. Entre elas, estão açúcares e corantes que são digeridos pelo sistema digestório. Já o ingrediente principal, a goma-base, é feita de borracha sintética e parafina, substâncias que são derivadas do petróleo. Como o nosso corpo nem digere, nem absorve essas substâncias, elas são eliminadas no cocô.
Chiclete faz mal para a saúde?
Isso não quer dizer que pode mascar chiclete à vontade, viu? Muitos deles são ricos em açúcares que fazem mal e contribuem para doenças como diabetes e obesidade. Além disso, mascar chiclete de estômago vazio não é uma boa ideia, porque a acidez presente no estômago aumenta na expectativa de digerir o alimento que você está mastigando. Quando ele nunca chega ao órgão, o ácido fica sendo produzido inutilmente e pode acabar machucando as paredes que revestem.
Por isso, o melhor é deixar para comer um chicletinho depois das refeições e não por muito tempo.