Você já ouviu falar em caldo de kenga? Essa receita de nome engraçado tem muito sabor e tudo a ver com os dias frios que estão se aproximando! Diferente de uma sopa comum, tem mais cremosidade por causa do uso de mandioca e mandioquinha e ainda garante saciedade por conta do frango. A receita é praticamente toda preparada na panela de pressão, o que facilita e muito o processo e garante uma refeição completa para qualquer hora do dia. Quer saber como fazer? Confira o passo a passo a seguir!
Receita de caldo de Kenga
Ingredientes
- ½ kg de mandioca
- ½ kg de cenoura
- ½ kg de mandioquinha
- 1 peito de frango
- 3 colheres de bacon picado
- 3 colheres de cheiro-verde picado
- 2 cebolas picadas
- 5 dentes de alho
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- Orégano a gosto
- Noz-moscada a gosto
- 1 litro de água
Modo de preparo
Comece a receita colocando esquentando o óleo e dourando uma cebola na panela de pressão. Em seguida, coloque o peito de frango que pode estar cortado em pedaços grandes mesmo, já que será desfiado. Depois que a proteína estiver um pouco refogada, coloque a mandioca, a cenoura e a mandioquinha. Finalize adicionando os temperos: sal, pimenta, orégano, noz-moscada e misture bem.
A próxima etapa é adicionar cerca de um litro de água na panela e deixar cozinhar até amolecer os ingredientes. 20 minutos depois que pegar pressão são suficientes! Quando terminar, espere sair toda a pressão, retire o peito de frango, desfie e reserve. Já no liquidificador bata a mandioca, a mandioquinha e a cenoura com a própria água do cozimento.
Agora doure o alho e a outra cebola em uma panela e acrescente o bacon para fritar bem. Em seguida, acrescente o frango desfiado e deixe fritar mais um pouco. Por fim, coloque o caldo na panela e, quando ferver, finalize com cheiro-verde. Para incrementar, sirva com torradas caseiras ou até um torresmo!
Origem do caldo de kenga
O caldo de kenga é uma receita de origem mineira, mas é difícil definir de onde veio o nome. Há quem diga que kenga é o sinônimo de galinha ou até que a palavra é usada para descrever uma sopa ou caldo muito quente. O importante mesmo é que a receita precisa ser preparada com mandioca, ter textura cremosa e muito tempero! É uma boa pedida para quem está procurando uma opção para ganhar uma renda extra no inverno.
Veja mais
Caldo de mandioca simples para salvar os seus dias frios: receita fácil para você experimentar em casa!
Mané pelado cremoso e fácil: aprenda a receita desse bolo de mandioca tradicional SEM FARINHA