Você já ouviu falar no mané pelado? É um nome engraçado para um tradicionalbolo de mandioca — ou aipim, dependendo da região onde você vive — com textura cremosa e que não leva farinha. A receita tem diversas variações, mas é feita com ingredientes simples que você provavelmente já tem em casa. O coco ralado dá um toque especial para o doce, que também pode ser incrementado até com queijo. Já ficou com água na boca? Então confira a receita e dicas de preparo a seguir!
Receita de mané pelado
Ingredientes
1 kg de mandioca ralada
2 xícaras de açúcar
2 colheres de margarina ou manteiga
3 ovos
1 pacotinho de coco ralado
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
Comece a receita ralando a mandioca. O alimento solta bastante água, então é importante finalizar essa etapa envolvendo o alimento com um pano e torcendo bem para espremer o caldo. Isso garante que o mané pelado fique na textura perfeita! Agora é só reservar o ingrediente e começar o preparo da massa. Aproveite para untar uma forma e preaquecer o forno em temperatura média.
Em uma vasilha, bata bem os ovos e depois adicione o açúcar, a manteiga e bata mais um pouco para incorporar todos os ingredientes. Em seguida, adicione a mandioca, o coco ralado, um vidro de leite de coco, o leite condensado e a pitada de sal. Finalize com o fermento. Agora é só despejar a massa na forma untada e levar ao forno por cerca de uma hora.
Como a massa é bem molinha, ela demora mesmo para assar. O bolo deve ser retirado quando a cobertura estiver bem douradinha. Aquele truque de espetar o palito e ele sair bem limpinho também não falha e pode ser usado nesse preparo. O ideal é servir esse bolo depois de algumas horas, ele fica ainda mais cremoso, macio e gostoso. Aproveite!
Dicas para fazer o mané pelado
Existem diversas maneiras para incrementar a receita do mané pelado. É possível trocar o leite de coco pelo leite comum, abdicar do leite condensado ou até adicionar queijo ralado na receita. Quem é fã de canela pode até polvilhar um pouquinho do ingrediente por cima do bolo. Quem não tem ralador pode colocar a mandioca picada no liquidificador ou processador. A água que sai do alimento deve ser descartada, mas dá até para usar o amido que sobra para fazer uma tapioca.
Veja mais
Bolo sem farinha e sem ovo com apenas 4 ingredientes é tão fácil que qualquer um pode fazer
Como cozinhar mandioca na pressão, no micro-ondas e na air fryer: confira as dicas do TudoGostoso