• Entrar
  • Cadastrar
Crocante por fora e suculento por dentro: os truques um frango frito perfeito

Saiba como preparar um delicioso frango frito crocante com essas dicas infalíveis do TudoGostoso! 

Veja os segredos para preparar o frango frito perfeito. (créditos: Shutterstock) 

O frango frito é um prato saboroso que combina com qualquer ocasião. Você pode preparar a receita para uma refeição rápida ou como aperitivo para servir em um encontro com os amigos. Mas apesar do seu modo de preparo ser fácil, algumas pessoas têm dificuldade de deixar a carne no ponto ideal, ou seja, com a crosta crocante e o interior bem suculento. Pensando nisso, o TudoGostoso separou algumas dicas simples para fazer o frango frito perfeito. Confira!

Como deixar o frango frito crocante e suculento

O primeiro passo para preparar o frango frito perfeito é escolher o corte ideal. As coxas e o peito são as melhores partes da carne para fritura, já que garantem cozimento uniforme e sem acúmulo de óleo. Antes de temperar, não se esqueça de limpar o frango, retirando pedaços de gordura e nervos. Mas atenção: não tire a pele! Além de conferir mais crocância ao prato, a pele evita que a carne se encharque de óleo, ajudando a manter o frango macio e suculento.

Na hora de empanar o frango, use ovos e dois tipos de farinha: a de trigo e a de rosca (ou panko). Bata bem os ovos até formar uma espuma e mergulhe os pedaços. Depois, tire o excesso e envolva o frango completamente na farinha de rosca. Por último, passe os pedaços na farinha de trigo e deixe-os descansar por alguns minutos para que a cobertura fixe antes de fritar. Certifique-se de que o frango esteja seco, pois isso ajuda na aderência da farinha.

O último detalhe importante para que o frango fique bem crocante é realizar a fritura por imersão. O pedaço inteiro precisa fritar no óleo pelo mesmo tempo. Outro ponto de atenção é a temperatura do óleo. Ele não pode estar quente demais ou o empanado vai dourar antes que o interior do frango esteja cozido, ou seja, a carne fica crua. O ponto ideal do óleo é de, no máximo, 180°C.

Marinada é essencial para deixar o frango mais saboroso


Na hora de temperar o frango, você pode utilizar os ingredientes da sua preferência. O frango é uma carne versátil que combina com diversos temperos, como ervas frescas, especiarias e sucos de frutas cítricas como o limão e a laranja. Após temperar o frango, cubra os pedaços com um papel-filme e deixe ele marinando por, no mínimo, 15 minutos na geladeira.

Outra dica para deixar o frango ainda mais delicioso é temperar os ingredientes utilizados no empanamento. Coloque um pouquinho de sal ou pimenta-do-reino na farinha de rosca para deixar os sabores do prato mais intensos.

Veja também:

4 marinadas para frango: receitas simples
Frango frito igual ao de fast-food: truques para receita ficar crocante e sequinha

Temas relacionados