
A linguiça calabresa acebolada é superversátil e pode ser usada no preparado de várias outras receitas! (Créditos: Shutterstock)
A linguiça calabresa é um dos embutidos que mais consumimos no Brasil. Ela fica uma delícia no sanduíche, na pizza, na macarronese, no nhoque, no pastel, na empada e em praticamente qualquer prato salgado. Uma das maneiras mais gostosas de prepará-la é com cebola refogada, e ainda que pareça muito simples, diversas pessoas erram o ponto na hora de prepará-la. Pensando nisso, o TudoGostoso foi atrás dos truques de restaurante para fazer uma linguiça calabresa acebolada suculenta e perfeita. Confira a seguir!
Linguiça calabresa acebolada: receita e truque de restaurante para que ela sempre fique suculenta!
Ingredientes:
- 1 gomo de linguiça calabresa
- 1 cabeça de cebola
- 1 colher (sopa) de manteiga ou azeite
- pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Pode parecer que a linguiça calabresa acebolada é muito fácil de fazer e que não precisa de nenhum truque, mas a verdade é que é preciso atenção na hora de cozinhar para que ela não fique ressecada ou até queimada! E vamos combinar, nada pior do que cebola queimada, porque amarga tudo, né?
- O primeiro passo para garantir que o seu prato fique bom é escolher uma gordura. Muitas pessoas acham que não é necessário adicionar óleo na hora de cozinhar a linguiça calabresa por conta da gordura que esse alimento já possui, mas isso não é verdade. A linguiça calabresa não é igual o bacon ou a barriga de porco, que possui uma camada bem grossa de gordura. Por isso, para ela ficar bem suculenta, coloque uma colher de manteiga ou de azeite de oliva.
- Em fogo baixo e quando a gordura estiver levemente quente, adicione a linguiça cortada em rodelas. Refogue em fogo baixo e deixe cozinhando até que ela comece a dourar.
- Nesse ponto, já pode entrar com a cebola cortada em rodelas ou meia-lua (e, se quiser dar um toque especial, alho picadinho).
- Continue refogando em fogo baixo até que a cebola murche e comece a pegar cor.
- Se a frigideira estiver muito seca, adicione um pouco de água, aos poucos.
- Experimente a calabresa acebolada e verifique se falta sal e pimenta-do-reino. Acerte.
- Não deixe cozinhar muito mais do que isso para que ela não comece a ficar ressecada.
- Por fim, já pode servir!
Com o que servir a linguiça calabresa acebolada?
Você pode usar a linguiça calabresa acebolada para preparar os mais diversos pratos, desde lanches até jantares. Imagina um macarrão pomodoro com um pouco de calabresa acebolada? Chega a dar água na boca! Para o lanche, basta colocá-la em um pão francês quentinho que vai ser sucesso!
Veja mais:
Linguiça calabresa, pepperoni e salame: confira as diferenças
Linguiça caramelizada na cerveja é o petisco MARAVILHOSO que não pode faltar na sua reunião com os amigos!