
Créditos: Shutterstock
Preparar um bolinho frito pode ser bem difícil, perigoso e deixar sua cozinha bastante engordurada. Mas, sabia que tem meios de fazer com que ele não exploda na hora de prepará-lo? O TudoGostoso te explica agora mesmo como fazer para não correr riscos e deixar seu fogão limpo da próxima vez que cozinhar uma sobremesa dessas.
O professor da Universidade de Antioquia Boris Rodriguez contou ao portal El Tiempo que a massa molhada dos bolinhos e a distribuição do seu peso em partes iguais com o centro de gravidade localizado no meio deles faz com que eles explodam quando fritos.
Então, quando uma parte do bolinho está cozida, deixando o mais seco e leve, seu peso acaba indo para a parte crua, fazendo com que ele vire até estar frito por completo. Por isso é tão difícil prepará-los de modo que eles acabem no mesmo formato circular que estavam quando você os juntou. Quase sempre, acabam ficando deformados ou quebrados.
Além disso, mais um professor da mesma universidade complementou alegando que, se a mistura não estiver totalmente homogênea, o bolinho pode reter bolhas líquidas na composição sólida. Se elas forem grandes o suficiente, podem estourar.
Como evitar que seus bolinhos explodam na hora de fritar
Por isso, existe alguns truques para evitar que isso aconteça. Um dos mais importantes é seguir à risca os ingredientes e o modo de preparo das receitas. Isso porque as porções exatas ajudam a fazer com que a massa não apresente problemas no cozimento.
Outra boa dica é comprar a massa pronta, que já vai vir com as medidas certas, impedindo que a mistura fique desequilibrada e os bolinhos acabem explodindo.
Veja mais
Qual óleo saudável substitui o azeite de um jeito mais barato? Essas nutricionistas respondem
Ideia de jerico: mamão frito é a receita bizarra da vez, veja o que diz uma nutricionista sobre essa trend
Esses são os 10 melhores bolos de chocolate do mundo, segundo o TasteAtlas; receita brasileira também está na lista