• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer rabanada: dicas para acertar no preparo
Confira as dicas e arrase no preparo dessa sobremesa deliciosa!

Você certamente já deve estar pensando na ceia de Natal, né? São muito pratos saborosos que podem ser servidos nessa festa. E uma sobremesa que não pode faltar nessa noite especial é a rabanada! Aqui no TudoGostoso você encontra diversas receitas e modos de incrementar esse prato: experimente rechea-lá com brigadeiro ou doce de leite. Mas se você ainda tem dificuldades de preparar essa delícia, a gente te ajuda! Confira dicas de como fazer rabanada e arrase no preparo:

Como fazer rabanada: dicas para acertar no preparo

como fazer rabanada Como fazer a rabanada perfeita!

Qualquer pão dormido vira rabanada!

A rabanada é um prato que começou a ser feito para aproveitar os pães que já não estavam tão fresquinhos. Por isso, você pode utilizar o pão que foi comprado 1 ou 2 dias antes. Alguns supermercados e padarias vendem um pão próprio para rabanadas, mas elas podem ser feitas com qualquer tipo de pão. O mais importante é que ele esteja firme para não desmanchar.

A umidade é muito importante

Corte o seu pão em fatias não muito finas, para que quando forem banhadas no leite e no óleo elas não fiquem moles. Assim que cortar seu pão, faça pequenos furinhos antes de ele absorver o líquido; isso vai facilitar o processo. Quando molhar o pão, fique de olho no tempo. Coloque a fatia com cuidado no líquido da receita, aperte delicadamente e tire rápido, esperando escorrer. Não demore muito nem pouco tempo nesse processo: líquido de mais ou de menos pode deixar sua rabanada mole ou muito seca. Dica: sempre deixe o pão escorrer e aperte levemente para o excesso sair. Você pode usar diversas misturas para umedecer seu pão: leite, leite com leite condensado ou com achocolatado em pó, vinho, etc.

Como fazer rabanada Não se esqueça dos ovos

Não se esqueça dos ovos

Depois de passar as fatias do pão no leite (você pode usar vinho também) é muito importante passarmos no ovo: é ele que vai dar a crosta dourada para a rabanada. Por isso, tente não misturar o ovo no leite e cortar as etapas: o método mais trabalhoso deixa sua rabanada mais saborosa. Bata muito bem as gemas dos ovos e novamente, com delicadeza, passe as fatias de pão. Com um garfo, espere alguns segundos para que escorra todo o excesso de ovo.

Frite na temperatura ideal

Use sempre o óleo bem quente, assim sua rabanada não vai ficar encharcada, mas crocante por fora e macia por dentro. Fique de olho nessa hora, uma frigideira quente demais pode queimar suas rabanadas e deixá-las cruas por dentro. Faça o teste com um pedaço pequeno de pão antes de começar a fritar. Isso vai te deixar mais seguro quanto à temperatura do seu óleo. Frite, escorra bem o óleo e coloque sobre o papel-toalha. Dica: você também pode usar manteiga clarificada, 1 ou 2 colheres em uma panela de fundo grosso! Deixe em fogo baixo e frite as fatias dos dois lados.

Incremente sua rabanada

Com a sua rabanada frita e ainda morna, finalizamos com uma mistura de açúcar e canela. Mas você pode usar outros ingredientes nessa hora. Use essência de baunilha, raspas de limão, cravo em pó, achocolatado em pó... Use a imaginação e aproveite!

como fazer rabanada Incremente sua rabanada com outros ingredientes

Temas relacionados