O baião de dois pode ser muito complicado de fazer, mas o TudoGostoso está aqui para te ajudar. Confira!
Não dá para negar que as receitas típicas são deliciosas, não é mesmo? No Brasil, temos muitos pratos típicos de cada região. Alguns podem parecer difíceis de fazer, mas estamos aqui para te mostrar que não é bem assim! O baião de dois, tipicamente nordestino, é uma receita que leva muitos ingredientes, mas não é complicada de preparar. Venha conferir!
Ingredientes do baião de dois perfeito
2 xícaras (chá) de feijão de corda cozido (reservar a água)
1 xícara de arroz cozido na água do feijão
1 colher (sopa) de cebola desidratada
1 linguiça calabresa cortado em cubinhos
100 g de bacon em cubos
1 paio picado em cubos
2 dentes de alho bem picados
300 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 colheres (sopa) de coentro desidratado
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
óleo
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de queijo coalho cortado em cubos
Baião de dois
Modo de preparo
1.O feijão de corda é um tipo de feijão presente na nossa culinária. Ele é um dos ingredientes principais dessa receita, pois ele que dará o gosto mais do que especial do tradicional baião de dois. Para cozinhar o feijão de corda, leve-o a panela de pressão, usando de 3 a 4 xícaras de água, o suficiente para deixar dois dedos de água acima do feijão. Tempere com uma pitada de sal e uma folha de louro. Cozinhe por até 20 minutos depois que pegar pressão. Quando estiver pronto, escorra a água, mas não jogue fora! Reserve.
2.Em outra panela, cozinhe o arroz com o alho e a cebola, utilizando até 3 xícaras da água do feijão reservada. Enquanto isso, em uma frigideira bem grande, refogue a cebola com um pouco de manteiga de garrafa até ela começar a dourar. A manteiga de garrafa também é um ingrediente indispensável no preparo dessa receita, por isso, procure não a substituir.
3.Quando a cebola estiver mais murcha e esbranquiçada, acrescente o alho e o bacon e cozinhe por mais alguns minutos, até que a gordura do bacon derreta. Em seguida, acrescente a linguiça e o paio e mexa bem. O paio é um embutido muito presente em pratos típicos, como na receita de feijoada.
4.Depois de aproximadamente 3 minutos, junte a carne seca, o feijão e o arroz. Mexa bem e acrescente mais manteiga de garrafa e um pouco da água do cozimento do feijão. O baião de dois perfeito precisa ser bem úmido e suculento! Então, pode colocar manteiga de garrafa sem medo. Por último, adicione o coentro e o queijo coalho. O TudoGostoso sabe que muita gente não é fã de coentro, e muito embora ele seja importante para a receita, ele pode ser substituído por salsinha.
Antes de servir, verifique o sal e a pimenta. Sirva bem quente! De acompanhamento, que tal um deliciosa macaxeira frita?