Existe um truque caseiro muito conhecido na internet é supostamente para aliviar ou diminuir tosses e coriza. Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite. Mas será mesmo que funciona? Hoje o TudoGostoso vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse método para que você saiba de uma vez por todas se colocar a cebola perto da cama alivia a tosse ou não.
Truque de colocar a cebola cortada perto da cama para aliviar a tosse realmente funciona?
Veja se você pode colocar cebola cortada ao lado da cama para aliviar a tosse!
Não é de hoje que a cebola é conhecida por seus benefícios para o sistema imunológico, mas foi apenas recentemente que ela ficou conhecida por ser um chamariz para vírus e bactérias. Além disso, ela é rica em enxofre, que auxilia na diminuição de sintomas de resfriados, e tudo isso combinado é o que torna a cebola um ótimo descongestionante natural, ajudando na expectoração, principalmente em casos de tosses catarrentas.
Então isso quer dizer que o truque funciona? Bom, agora entramos num tópico controverso. De primeira, sim, o truque pode funcionar de fato, especialmente em casos de tosses ou resfriados mais fracos. O efeito é muito parecido com o da raiz forte no organismo. Quem já comeu, sabe que ela faz com que os olhos lacrimejem e com que o nariz escorra, até melhorando o nariz entupido por alguns minutos.
O TudoGostoso testou o truque e podemos dizer que, de fato, funcionou para melhorar a tosse e auxiliou na expectoração. Porém, precisamos alertar sobre as contraindicações desse método. Confira abaixo.
Cuidado: esse truque pode ser perigoso!
Agora que você já sabe que esse truque funciona, você precisa entender as contraindicações, porque elas existem, viu? Um caso ficou conhecido após uma criança parar no pronto-socorro porque os pais colocaram a cebola cortada dentro do quarto, na tentativa de aliviar a tosse que impedia a criança de dormir. Em poucos minutos, a tosse piorou demais a ponto de fazer a criança vomitar. Após chegar ao pronto-socorro, a criança precisou tomar doses de adrenalina, além de necessitar de uma inalação de resgaste. A criança precisou ficar cerca de 5 dias na UTI. As enfermeiras do hospital ainda contaram que esse acontecimento não é incomum em crianças.
O que acontece é que existem pessoas, tanto adultos quanto crianças, que possuem hiper-responsividade brônquica, ou seja, são suscetíveis a cheiros fortes, até mesmo de perfumes, sabonetes, amaciantes etc. Isso não é diferente com a cebola, que, ao ser cortada, emite um forte gás que causa o seu cheiro forte, e é ele que pode atacar esses tipos de reações. Portanto, é importante ficar atento sobre isso. Em todo caso, o TudoGostoso indica que o melhor é sempre procurar ajuda médica.