Ah, o mel... Um alimento gostoso, nutritivo, cheio de propriedades medicinais e benefícios para a nossa saúde. Por aqui, você já deve ter percebido que a gente ama esse ingrediente, né? Afinal, o mel está presente no nosso site em muitas receitas, seja para usar no molho, no bolo ou até para fazer drinques diferentes. Mas esse ingrediente é cercado de polêmicas, sabia? E é sobre isso que vamos falar hoje! A maior dúvida é: o mel é vômito de abelha? Pode ficar tranquilo que vamos esclarecer essa e outras polêmica aqui mesmo no TudoGostoso, além de ainda explicar o que a Ivete tem a ver com isso tudo! Vem com a gente!
Entenda a polêmica e descubra de uma vez por todas se o mel é vômito de abelha!
É verdade que o mel é vômito de abelha?
Mais ou menos, tudo depende do referencial. Alguns pesquisadores não consideram que é vômito, mas para qualquer leigo, o mel é vômito de abelha, sim. Calma, vamos explicar direitinho como o mel é feito para você entender melhor e tirar suas próprias conclusões.
Como o mel é feito?
As abelhas conseguem seus alimento através das flores, que fornecem o néctar para elas. O néctar é um líquido aquoso rico em carboidratos e açúcar. Contudo, com as abelhas pousam em muitas flores e recolhem muito mel, principalmente durante a primavera, elas armazenam o líquido em um segundo estômago especial feito só para isso.
Ao chegar na colmeia, elas regurgitam esse líquido para que as outras abelhas possam se alimentar. Esse líquido já foi alterado da forma original de néctar pois ganha algumas substâncias produzidas pelas abelhas que ajudam na conservação do alimento, e é aqui é que nasce o mel.
É isso mesmo, as abelhas comem mel, mas como a gente disse, a produção é muito maior do que elas precisam, e é esse mel que elas estocam nos favos construídos com cera. Os favos permitem que o sabor e o aroma do mel sejam conservados, durando muito tempo lá dentro, já que elas precisam estocar para o inverno quando não há muitas flores por aí.
Esse mel que fica nos favos é o que os apicultores colhem. Ou seja, elas guardam num estômago e depois "cospem" para continuar a produção e armazenar. E aí, vocês consideram vômito ou não? Aqui pelo TudoGostoso, a gente é do time que considera que mel é vômito de abelha, sim! E vômito nunca foi tão bom!
https://www.youtube.com/watch?v=EyDDhuWW5wA
Mas como assim o mel é tóxico aos humanos?
Calma, nada de se desesperar achando que o seu vidrinho de mel pode te fazer passar mal, não, tá? O mel que você tem na sua casa muito provavelmente não é tóxico, senão você já saberia porque ele tem uma cor bem esquisita. Sabe aquela cor de azul esverdeado que é a cara de comida estragada? Pois bem, é assim que um mel tóxico se parece.
Como a gente explicou anteriormente, a matéria-prima do mel é o néctar das flores, e existiam milhares de espécies espalhadas por aí, incluindo várias flores tóxicas. Além disso, o uso de agrotóxicos na agricultura pode fazer com que as flores também fiquem tóxicas, fornecendo um alimento tóxico às abelhas. Esse mesmo alimento será usado na produção e irá gerar um mel tóxico que causa intoxicação alimentar severa.
Teve um caso muito curioso que aconteceu recentemente na Turquia, em que uma ursa passou mal e ficou desorientada após consumir uma grande quantidade de "mel maluco", como também é chamado o mel tóxico, que possui até propriedades alucinógenas. Ela precisou ser resgatada, mas sobreviveu e passa bem, viu?
E como a Ivete Sangalo veio parar aqui?
Com certeza você está se questionando até agora sobre o que a Ivete tem a ver com tudo isso, né?! É que a Ivete cria abelhas, sabia? Sim, ela cria muitas abelhas, cerca de 8 mil! Além de ter um bom mel de uma procedência que ela conhece, as crianças adoram as abelhas, como ela mostra nesse vídeo na rede social da cantora.
Ficou assustado? Nada disso! Essas abelhas não possuem ferrões e são inofensivas, e é por isso que as crianças podem conviver tranquilamente com elas sem correr riscos.