• Entrar
  • Cadastrar
ALERTA DA NUTRI! O que engorda mais: 2 colheres de azeite ou um prato de arroz com feijão?

Você sabia que o azeite é altamente calórico? Nutricionista faz alerta importante sobre esse ingrediente!

O que engorda mais: 2 colheres de azeite ou um prato de arroz com feijão?

Você já ouviu falar no termo “caloria líquida”? Ele se refere àquelas calorias ingeridas em sucos, bebidas alcoólicas, temperos líquidos que muitas vezes passam despercebidas na dieta e podem atrapalhar se o seu objetivo é a perda de peso.

Um exemplo muito popular do consumo de calorias líquidas está no azeite. “Consumidas sem moderação, elas podem atrapalhar o seu déficit calórico. O azeite é uma ótima opção de gordura boa, porém use com cautela”, indicou a nutricionista Kelly Rosa.

De acordo com a especialista em nutrição, duas colheres de sopa de azeite têm 213 calorias em média, o que é bem mais do que as 122 calorias menos do um prato de feijão e arroz com uma concha de feijão (59g) e cerca de 4 colheres de sopa (45g).

Outra comparação interessante feita pela nutri foi entre as mesmas duas colheres de sopa de azeite e um sanduíche formado por duas fatias de pão de forma integral, filé de frango (50g) e salada. A primeira opção tem 213 calorias e a segunda, 205 calorias.

Azeite então faz mal para a dieta?

Diante dessas comparações, você pode estar se perguntando: então comer azeite engorda e faz mal à saúde? A resposta é: não. O azeite é uma excelente fonte de gorduras boas (do tipo monoinsaturada) e possui as vitaminas A, D, E e K, além de antioxidantes e ômega 3, responsável por reduzir o risco de doenças cardíacas.

No entanto, se o objetivo de sua alimentação é perder peso, é importante aproveitar com moderação esses benefícios. Em média, uma colher de sopa de azeite é suficiente para temperar uma salada ou grelhar legumes. Outra opção é misturar meia colher de azeite com suco de meio limão e um pouco de água. Assim você consegue um molho fácil e usa menos do ingrediente.

Veja mais:

- Óleo de coco: hábito simples com esse ingrediente vai tirar as toxinas do corpo e ajudar no emagrecimento;

- Quais são os melhores óleos para frituras? Descubra as opções mais saudáveis

Temas relacionados