
Saboroso e saudável, o bolinho de ora-pro-nóbis é uma ótima opção de lanche rápido! (Créditos: TudoGostoso)
A ora-pro-nóbis é uma das PANCs mais famosas e favoritas de muita gente por conta de seu sabor leve e de seus diversos benefícios para a saúde. Conhecida por ser capaz de nascer em praticamente qualquer lugar, ela é um tipo de mato que você encontra por bons preços e, às vezes, até de graça na rua. Por estar cada vez mais alta, o TudoGostoso preparou uma receita incrível para você fazer em casa com essa planta alimentícia não-convencional: bolinho de ora-pro-nóbis. Confira abaixo como preparar esse prato!
Bolinho de ora-pro-nóbis: aprenda como fazer em casa com essa receita fácil
Ingredientes:
- 2 ovos
- 50 g de ora-pro-nóbis
- 1 tomate picado
- 1/2 cebola picada
- 1/2 cenoura ralada
- 1/2 xícara (chá) de arroz cozido
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Preparar o bolinho de ora-pro-nóbis é muito mais fácil do que você imagina! Perfeito para servir como petisco ou até mesmo para um lanche diferente, ele fica pronto em apenas 10 minutos e usa poucos ingredientes!
O primeiro passo é se certificar de higienizar muito bem as folhas, ainda mais se você tiver pegado-as no mato, no quintal de casa ou até mesmo na rua. Para isso, basta deixá-las de molho em uma solução de água com água sanitária na proporção de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Deixe por 15 minutos, escorra e lave em água corrente por 1 minuto, para se certificar de que todo o excesso de água sanitária foi removido.
Com a ora-pro-nóbis devidamente higienizada, leve-a para bater no liquidificador junto com os ovos até formar um líquido homogêneo. Em um refratário, coloque o arroz, o tomate, a cebola e a cenoura e misture tudo. Em seguida, acrescente os ovos batidos com a ora-pro-nóbis e misture tudo novamente, até ser bem incorporado.
Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, misturando sempre até formar uma massa que desgruda das mãos. Finalize acrescentando o fermento em pó, o sal e a pimenta-do-reino. Certifique-se de misturar bem para que a massa fique temperada igualmente.
Com cuidado, modele os bolinhos no tamanho e formato que preferir. Leve para fritar em 1 litro de óleo até dourar. Escorra em um prato com papel-toalha para remover o excesso de gordura e já pode degustar dessa delícia! Se preferir, leve para fritar na airfryer regando levemente com azeite.
Veja mais:
Peixinho-da-horta: conheça essa incrível PANC
Saiba como tirar a baba do ora-pro-nóbis e deixar sua receita ainda mais gostosa