• Entrar
  • Cadastrar
ORA-PRO-NÓBIS: elimine a baba da planta com esse truque simples e deixe a sua receita poderosa ainda mais gostosa

Confira como evitar a baba da hortaliça nutritiva que pode ser consumida crua ou em preparos quentes

Ora-pro-nóbis é primo dos cactos, mas tem característica em comum com o quiabo: a baba. (Crédito: Shutterstock)

O ora-pro-nóbis é um superalimento que pode ser consumido cru ou cozido. Acontece que em contato com o calor a planta acaba adquirindo característica semelhante à do quiabo e solta baba, uma espécie de goma rejeitada por alguns paladares. Então o TudoGostoso te ensina a deixar o ora-pro-nóbis muito mais apetitoso com algumas dicas simples. Vamos lá?

Como tirar a baba do ora-pro-nóbis?

O primeiro passo é lavar bem a hortaliça e secar com um pano. Isso já vai ajudar a reduzir a baba quando a planta alimentícia não convencional (PANC) entrar em contato com o calor.

Na hora de cozinhar, espere que a água esteja fervendo. Se for preparar um refogado, só adicione o ora-pro-nóbis quando a frigideira estiver bem quente. Também evite temperar a hortaliça antes de colocá-la no fogo.

Apesar de a baba ser muito característica do quiabo, o curioso é que o ora-pro-nóbis é uma espécie de "primo" dos cactos, seu ancestral primitivo, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Adicione o ora-pro-nóbis à panela bem quente para evitar que a hortaliça solte baba. (Crédito: Shutterstock)

Como comer ora-pro-nóbis?

Apesar de ser comumente consumido cozido, justamente quando solta a baba, o ora-pro-nóbis e seus brotos podem ser ingeridos crus em saladas, sucos ou sanduíches Há ainda a possibilidade de ingerir a hortaliça em receitas de pães e bolos. Devido ao seu riquíssimo percentual de proteína, o ora-pro-nóbis também é uma excelente opção para os adeptos de dietas vegetarianas e veganas.

Veja mais:

Receitas com ora-pro-nóbis: confira 3 opções deliciosas com essa PANC

Ora-pro-nóbis: benefícios e 8 receitas com essa planta que você pode ter em casa

Temas relacionados