• Entrar
  • Cadastrar
Crocante e saudável: inove o almoço das férias com uma deliciosa berinjela empanada na airfryer

Dê uma variada na lasanha de berinjela com uma receita deliciosa de berinjela empanada na airfryer

Berinjela empanada na airfryer é dica saudável e saborosa para o almoço das férias. (Crédito: Shutterstock)

A berinjela é um alimento muito democrático e versátil. Dá para ser feito de diversas formas e agradar vários tipos de paladar. Não há quem resista a uma lasanha de berinjela ou quem fique sem pegar uma torradinha sequer quando a caponata está entre os antepastos, certo? E que tal surpreender as crianças nas férias com uma berinjela empanada na airfryer? Fica uma delícia!

Como tirar o amargo da berinjela?

Apesar de o legume ser bem saboroso, há quem torça o nariz para o amargor da berinjela. A boa notícia é que não é difícil dar adeus ao sabor que desagrada.

A dica é simples: corte o legume no formato indicado pela receita que você for preparar e mergulhe as fatias de berinjela em um litro de água misturada com duas colheres de vinagre ou suco de limão. Deixe o legume na solução por 20 minutos, seque e faça o seu preparo sem ardor. Fácil, fácil, hein?

Como fazer berinjela empanada na airfryer?

A receita saudável de berinjela na airfryer é bem simples. Você vai precisar de:

  • 1 berinjela cortada em rodelas (grossura de um dedo)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1 ovo
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha panko
  • 4 colheres (sopa) de azeite

Quando todos os ingredientes estiverem separados, corte o legume em rodelas não muito finas. Se for necessário, tire o ardor antes de iniciar o preparo da receita e seque o excesso de água com papel toalha antes de empanar as berinjelas.

Para empanar, passe as rodelas na farinha de trigo temperada com páprica, sal e pimenta do reino. Na sequência, leve a berinjela para o ovo batido e por fim na farinha panko, que deverá estar umedecida com o azeite. Essa misturinha de panko com azeite deixará o alimento mais saboroso e menos ressecado.

Depois que as rodelinhas estiverem todas prontas, leve a sua berinjela empanada para a airfryer a 180ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que fiquem bem douradas. O eletrodoméstico não precisa estar preaquecido, mas é fundamental que as rodelas fiquem bem distribuídas e sem que uma esteja sobre a outra.

Veja mais:

Aprenda como fazer berinjela recheada com carne moída e surpreenda a família com essa receita muito saborosa

Água de berinjela: saiba os benefícios e como fazer em casa

Escabeche de berinjela: aprenda essa receita prática e deliciosa

Temas relacionados