• Entrar
  • Cadastrar
O arroz feito na airfryer fica mais saudável do que o arroz feito na panela?

Qual é mais saudável: o arroz feito na airfryer ou na panela? Descubra agora!

O arroz pode ser feito tanto na airfryer, quanto nas panelas comuns. (Créditos: @Amanda TudoGostoso)

O arroz é um dos pratos mais comuns do dia a dia, podendo ser feito na panelaou na airfryer! Mas qual dos dois modos de preparos é o mais saudável? O tradicional ou o feito a partir da fritadeira de ar que cada vez mais vem conquistando os brasileiros? Fomos em busca da resposta e esclarecemos essa curiosidade. Descubra agora mesmo no TudoGostoso!

O arroz é mais saudável feito na panela ou na airfryer?

O arroz preparado na panela é uma receita comum e que é quase obrigatória para quem deseja saber ao menos o mínimo para comandar a cozinha de casa. Já a airfryer surge como um eletrodoméstico de fácil uso e que não precisa utilizar o óleo nos alimentos. No caso do arroz, os ingredientes em ambos os casos são quase os mesmos, com exceção de um. O arroz feito na panela comum precisa do óleo para garantir que os alimentos cozinhem bem, sem grudar ou queimar. Além de ser usado para refogar o alho, responsável por dar aquele gostinho especial para o arroz. Enquanto isso, na airfryer, ele não é nada necessário, já que o cozimento é feito a base do ar quente. O óleo é um dos inimigos da vida saudável, então, na dúvida, já sabe: a airfryer é a opção mais saudável a ser seguida quando for preparar o arroz.

O perigo do óleo para a saúde

Consumir óleo em excesso acarreta em diversos problemas de saúde. As maiores preocupações estão no ganho de peso, no aumento do colesterol ruim e no risco de doenças como o infarto, hipertensão, diabetes, câncer, excesso de gordura no fígado e entre outras. A gente entende que cortar o óleo pode ser uma tarefa difícil, mas existem algumas dicas que podem te ajudar! Dê preferência para o uso da airfryer ou em alimentos que podem ser assados no forno convencional, procure consumir as partes com menos gorduras e se mesmo assim for fritar algo no óleo, espere ele ficar bem quente. Isso evita que os alimentos absorvam ainda mais a gordura do óleo e fiquem encharcados.

Como a airfryer funciona?

O mecanismo de funcionamento da airfryer é feito a partir de uma potente ventoinha e de um forno que garante o aquecimento, fazendo com que o ar quente circule em alta velocidade e garanta o cozimento dos alimentos. Como ela tem aberturas com furinhos na parte do cesto, a gordura não fica acumulada, ao contrário do forno. Ao utilizar a fritadeira de ar, você para de consumir alimentos que utilizam óleo em seu preparo e reduz o excesso de gordura, contribuindo para a redução das calorias na dieta e evitando o aumento do colesterol ruim no organismo.

Veja mais

Dá pra fazer arroz na airfryer e fica soltinho e gostoso: veja como cozinhar o acompanhamento de um jeito bem simples
Pode colocar água dentro da airfryer? O que acontece se o fundo molhar?
Como evitar que suas batatas fiquem moles na airfryer com essas dicas

Temas relacionados