
Saiba qual o maior erro na hora de guardar a escova de dente. (créditos: Shutterstock)
A nossa boca é a porta de entrada para muitas bactérias prejudiciais à saúde. Por isso, tão importante quanto lavar as mãos é manter a escova de dentes em um local higienizado, para que ela não sofra nenhum tipo de contaminação.
Mas você já perguntou ao seu dentista como guardar a escova de dentes corretamente? À primeira vista, a resposta parece óbvia: dentro do armário do banheiro. No entanto, isso não é suficiente para mantê-la longe de fungos e bactérias. Na verdade, muitas pessoas mantêm um hábito que aumenta ainda mais o risco de contaminação desse utensílio.
É o que explica a dentista Janira Sánchez, que publicou um vídeo no TikTok alertando sobre os cuidados essenciais que devemos ter com a escova logo após a escovação.
Esse hábito comum compromete a higiene da sua escova de dente
Em um vídeo com quase 300 mil visualizações, a dentista Janira Sánchez revelou que, ao contrário do que muitos pensam, não se deve guardar a escova de dentes com tampa. Esse método não apenas não é o mais higiênico, como também favorece a proliferação de bactérias.
“Muitas pessoas acreditam que a tampa protege contra bactérias, mas, na realidade, a umidade retida em seu interior cria um ambiente ideal para o crescimento de fungos e bactérias”, explica a ortodontista espanhola.
Segundo Sánchez, a forma correta de armazenar as escovas de dente é sem tampa:
“O ideal é guardá-la sem tampa, em um armário fechado, na posição vertical e sem contato com outras escovas.”
A dentista também comenta que, se você optar por deixar a escova em um copo ou qualquer outro recipiente, o ideal é sempre mantê-la com as cerdas para cima, para que elas possam secar corretamente e evitar a proliferação de micro-organismos.
Agora, caso você faça questão de manter sua escova de dentes com tampa, é possível reduzir os riscos de contaminação com alguns cuidados básicos. Por exemplo, na hora de escolher uma tampa, o ideal é optar por modelos que tenham aberturas, permitindo a ventilação adequada das cerdas da escova - a umidade é o paraíso das bactérias.
“Se você decidir guardá-la com tampa, certifique-se de que seja uma tampa ventilada e que a escova esteja completamente seca antes de cobri-la”, orienta Janira.
Como escolher a escova de dentes certa?
Em outro vídeo publicado no TikTok, Janira dá algumas dicas de como escolher a escova de dente ideal. “Primeiro, todos os pelos da escova devem estar na mesma altura. Por esse mesmo motivo, quando eles entortam, é hora de trocá-la”, explica.
A dentista também reforça que as cerdas da escova devem ser macias.
“Elas não precisam ser ásperas para limpar melhor; pelo contrário, só danificam as gengivas e o esmalte dos dentes. Uma escova macia é suficiente para remover restos de comida e outras sujeiras dos dentes.”
Por fim, Janira ressalta que a escova de dente não deve ficar em contato com outras escovas. “Muitas famílias optam por mantê-las todas no mesmo recipiente, mas isso pode levar à contaminação, caso alguma esteja infectada por bactérias”, pontua a dentista, que também destaca a necessidade de trocar a escova a cada três meses ou antes, caso as cerdas já estejam se abrindo.
Veja também:
O que centenas de vírus que estão em sua escova de dentes e no chuveiro podem fazer com o seu corpo?
Esses alimentos que você tem em casa vão deixar os seus dentes mais bonitos