
Aprenda a desenformar seus bolos e outros preparos sem complicação. (créditos: Shutterstock)
Para muitas pessoas, hora de desenformar um bolo é um momento de muita aflição. Mesmo seguindo a regra básica de untar a forma com manteiga, muitas vezes a massa acaba grudando nas laterais e no fundo, fazendo com que ele quebre todinho. O mesmo costuma acontecer com outras receitas, como pães, biscoitos e tortas doces e salgadas. Se isso costuma acontecer com você, não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar e evitar que isso aconteça novamente.
Nós separamos um truque infalível para desenformar com perfeição seus preparos sem que a massa quebre ou grude. O melhor de tudo é que você nem vai precisar mais untar com manteiga e polvilhar farinha. Confira!
Truque para desenformar bolos, pães e biscoitos sem quebrar a massa
O segredo para desenformar bolos perfeitamente é usar papel manteiga. Isso mesmo! Bata forrar o fundo da forma com papel manteiga antes de despejar a massa do bolo. O bolo fica com um acabamento liso e desenforma facilmente. Basta passar uma faca ou uma espátula nas laterais e a massa sai rapidinho. Mas para dar certo é preciso ajustar o material de certa maneira dependendo do formato da forma. Veja a seguir o que fazer para cada caso.
- Formas retangulares
Para as formas retangulares, corte o papel manteiga em formato retangular, de modo que as laterais cubram apenas as paredes externas da forma ao dobrar o papel para dentro. Com uma tesoura, corte em linha reta logo na altura das paredes da forma, na altura de seus ângulos. Faça o mesmo do outro lado, criando uma abertura no ângulo certo entre as paredes laterais e o fundo.
Essas aberturas vão te ajudar a encaixar perfeitamente o papel manteiga no interior da forma, criando aquela película entre a forma e a massa que vai facilitar a sua vida na hora de desenformar.
- Formas circulares
Para as formas circulares, é necessário uma porção de papel manteiga maior que a forma. Para começar, corte um quadrado e dobre ao meio. Você ficará com um retângulo que deverá dobrar novamente ao meio, criando novamente um quadrado, mas bem menor e com várias camadas.
Por fim, dobre este último quadrado ao meio, mas criando uma forma de triângulo retângulo, com ângulo reto. Para isso, dobre-o na diagonal e, com esse formato, coloque a ponta do triângulo no centro do molde. O que sobrar da borda do molde, você pode cortar com uma tesoura, dando-lhe um formato circular. Depois, é só abrir o papel e ajustar na forma.
- Formas quadradas
Essas são as mais simples de todas. Basta aplicar a mesma técnica das formas retangulares, ajustando o tamanho do papel manteiga e fazendo pequenos cortes paralelos na altura dos quatro ângulos retos. Se você ficou com alguma dúvida, nós separamos um vídeo que explica direitinho o passo a passo para cada forma. Veja a seguir.
É preciso untar a forma mesmo com papel manteiga
Geralmente, não é necessário untar a forma quando ela é forrada com papel manteiga. Porém, você pode passar uma fina camada de manteiga por baixo do papel para reforçar a segurança. Contudo, não é necessário polvilhar farinha.
Para formas com muitos detalhes, o spray desmoldante é a solução. Só tenha cuidado com os excessos. O ideal é aplicar o produto com um pincel de cerdas macias.
Lembre-se que o bolo deve ser desenformado morno e nunca quente. Mas também não é para deixar o bolo esfriar totalmente dentro da forma, pois fica ainda mais difícil tirá-lo de lá. O ideal é desenformar o bolo quando a forma estiver um pouco quente, mas não a ponto de queimar.
Veja também:
Pão caseiro fácil para quem está começando na cozinha: siga essa receita e não tem erro!