• Entrar
  • Cadastrar
O truque caseiro para para evitar que a comida grude na airfryer

Este truque caseiro impede que a comida grude na airfryer e ajuda a manter sua fritadeira elétrica limpa por muito mais tempo. 

Truque caseiro evita que os alimentos grudem no fundo da airfryer. (créditos: Shutterstock)

A airfryer é, sem sombra de dúvidas, um grande facilitador nas atividades na cozinha. Ela assa e frita alimentos de um jeito rápido, prático e sem a necessidade de óleo ou qualquer outro tipo de gordura. Mas quem tem uma fritadeira elétrica em casa sabe que ela também pode dar dores de cabeça de vez em quando. Limpar o aparelho, por exemplo, costuma dar um pouco de trabalho. Porém, nada que alguns truques simples para limpar a airfryer não resolva.

Outro problema muito comum é quando a comida gruda no fundo do cesto. Além de atrapalhar na hora de virar ou retirar os alimentos, essa situação acaba causando muita sujeira, o que exige ainda mais esforço quando vamos limpar o aparelho. Mas sabia que existe um jeito de evitar que isso aconteça? Vem descobrir com o TudoGostoso!

Truque caseiro para evitar que a comida grude no cesto da airfryer

A airfryer tem como principal característica cozinhar os alimentos sem necessidade de usar gordura. No entanto, para evitar que a comida grude no cesto da frigideira, uma dica é pincelar um pouco de azeite antes de colocá-la no cesto. O ingrediente cria uma barreira entre os alimentos e o recipiente, reduzindo o atrito e impedindo que eles grudem, principalmente no caso de carnes, frangos e vegetais. Não precisa ser muito. Uma pequena quantidade já é o suficiente para criar a camada protetora.

Você também pode utilizar óleo de cozinha comum para esse truque, pois o resultado é o mesmo. Contudo, indicamos o azeite por ser um óleo vegetal mais saudável e que não altera tanto o valor nutricional e calórico do alimento. Vale ressaltar que não se deve colocar o azeite diretamente no cesto da airfryer. Se você fizer isso, corre o risco do ingrediente vaporizar devido ao ar quente da fritadeira e criar fumaça e afetar o sabor da comida. Em casos mais graves, pode danificar o aparelho e até causar um incêndio.

Formas de silicone são ótimas opções para evitar que a comida grude na airfryer

Uma dúvida recorrente é se pode forrar o cesto da airfryer com papel alumínio. A prática não é indicada porque impede a circulação de ar dentro da cuba e prejudica o cozimento dos alimentos. Portanto, a recomendação da maioria dos fabricantes de fritadeiras elétricas é nunca forrar o cesto da airfryer.


Se você não quer que a comida tenha contato direto com o cesto da airfryer, uma dica é usar formas de silicone. O material é resistente e suporta as altas temperaturas do aparelho. Porém, é importante que o utensílio seja sempre menor que o cesto da airfryer para garantir que haja espaço nas laterais para a circulação do ar durante o cozimento dos alimentos. Caso contrário, a comida leva mais tempo para ficar pronta.

Por último, jamais coloque qualquer objeto plástico na airfryer. O material derrete ou deforma quando exposto a altas temperaturas, o que pode causar ainda mais sujeira ou até mesmo danificar o aparelho. O plástico aquecido também libera substâncias tóxicas e vapores que podem contaminar os alimentos e representar um risco à saúde quando inalados.

Veja também:

Os utensílios de cozinha que nunca devem ser colocados na máquina de lavar louça
Veja esse vídeo se você não quiser estragar sua Airfryer no primeiro dia de uso

Temas relacionados