• Entrar
  • Cadastrar
5 alimentos para manter sempre na geladeira ou no freezer

Quais alimentos devem ser armazenados sempre na geladeira ou no freezer? Descubra!

Preste atenção e deixe sempre esses alimentos refrigerados! (Créditos: Shutterstock)

Todo mundo sabe que a cebola não se guarda na geladeira e muito se fala sobre comidas que não podem ser refrigeradas, já que estragam mais rápido, mas você sabe quais alimentos manter sempre na geladeira ou no freezer? É por isso que o TudoGostoso separou 5 para você ficar de olho e garantir que não está armazenando da forma errada. Confira agora e surpreenda-se!

1 - Vegetais folhosos

Os vegetais folhosos, como os diferentes tipos de alfaces, espinafre, chicória e entre outros, devem ser guardados na geladeira! Esse método ajuda a preservar sua textura, sabor e o valor nutricional por um período mais longo. A geladeira mantém uma temperatura mais baixa, desacelerando o processo de decomposição e evitando o crescimento de micro-organismos prejudiciais. Esses tipos de vegetais também contêm uma quantidade significativa de água e o eletrodoméstico ajuda a controlar a umidade, prevenindo a desidratação dos vegetais e mantendo sua crocância.

2- Queijos frescos

Se quiser que os queijos durem mais, eles não devem ficar longe da geladeira! Alguns do tipo fresco são o ricota, o cottage, o mascarpone, o de cabra e entre outros. Quando esses queijos frescos são deixados fora da geladeira, podem entrar em contato com micro-organismos que causam a deterioração do produto. A mudança é notável no sabor, já que pode ficar amargo, ácido e rançoso, além de alterações no aroma e na coloração, ficando mais amarelados.

3- Morango

O armazenamento do morango deve ser na geladeira para preservar o sabor e a qualidade nutricional. Essa é uma fruta delicada e perecível, suscetível à deterioração devido à sua alta umidade. O armazenamento na geladeira ajuda a diminuir o processo de amadurecimento e a manter o seu frescor por mais tempo. A refrigeração também ajuda a reduzir a atividade de micro-organismos como mofo e bactérias, que podem se proliferar em temperatura ambiente. Isso ajuda a prolongar a vida útil dos morangos e reduz o risco de contaminação. Armazene os morangos na geladeira e preserve os seus nutrientes, como vitaminas e antioxidantes.

4- Maionese

Uma vez aberta, a maionese deve ser mantida refrigerada. Isso acontece por razões relacionadas à segurança alimentar. A maionese é uma mistura de ingredientes como ovos e óleo, que oferecem um ambiente propício para o crescimento de bactérias. O armazenamento em temperatura ambiente pode acelerar esse processo, aumentando o risco de contaminação bacteriana. O calor pode causar a separação dos componentes da maionese, resultando em uma consistência quebradiça ou líquida. A refrigeração ajuda a manter a emulsificação e a textura desejada.

5- Ovos

Se os ovos foram adquiridos em um ambiente não refrigerado, eles podem ser armazenados à temperatura ambiente por um curto período, mas é recomendável colocá-los na geladeira para prolongar seu frescor e a segurança. Os ovos podem conter bactérias, como a salmonella, que causa a intoxicação alimentar. A refrigeração desacelera o crescimento dessas bactérias e ajuda a manter os ovos seguros para consumo.


Veja mais

Pão caseiro fácil para quem está começando na cozinha: siga essa receita e não tem erro!
Suco de tomate mata Salmonela: mito ou verdade? TudoGostoso explica!
Fritura sem queimaduras: truque simples salva a sua pele - literalmente - de respingos de óleo

Temas relacionados