Se você está atrás de um doce refrescante e cheio de sabor, então precisa aprender como fazer geleia de maracujá. Feita de forma natural com apenas três ingredientes, ela transforma os lanches em momentos especiais. A acidez do suco concentrado de maracujá natural é suavizada ao ser preparado com açúcar a gosto formando um contraste delicioso com o sabor docinho. A geleia de maracujá pode ser usada em pães e torradas, mas também fica ótima para decorar ou rechear sobremesas, desde as mais simples até as mais elaborada como mousses, tortas, bolos, bombons, entre outros. As possibilidades são infinitas com essa compota deliciosa e fácil de fazer. E o melhor de tudo é que ela utiliza praticamente toda a fruta para evitar muito desperdício. Caso queira dar um toque maravilhoso ao seu café da manhã, seu lanche da tarde ou seus quitutes, prepare-se para aprender a receita de geleia de maracujá.
Ingredientes (5 porções)
Modo de preparo
- 1
Parta os maracujás, retire a polpa.
- 2
Bata a polpa com 2 dedos de água no liquidificador e depois coe, vai ficar um suco concentrado de maracujá.
- 3
Reserve.
- 4
Retire a casquinha amarela das cascas, deixando apenas a parte branca que se chama albedo.
- 5
Corte a parte branca bem picadinha e coloque para cozinhar com água o suficiente para cobrir, ela vai cozinhar até ficar bem molinha.
- 6
Depois bata essa parte branca no liquidificador até ficar uma papa.
- 7
Coloque a papa na panela (meça 1 xícara).
- 8
Se der 1 xícara da papa, adicione 1 xícara de açúcar.
- 9
Acrescente o suco concentrado do maracujá e mexa até dar a consistência de geléia.
Informações adicionais
O que fazer para deixar a geleia de maracujá mais firme e saborosa
Para ficar com a consistência perfeita, a geleia de maracujá precisa de uma substância chamada pectina. Essa receita já ensina como retirá-la da própria fruta (que é a parte branca), mas se ela continuar mole mesmo assim saiba que tem como resolver!
Uma solução simples para engrossar a geleia é comprar a pectina em pó para utilizar na receita de geleia de maracujá. Porém, se não encontrar, você pode adicionar 1 colher de amido de milho na mistura e mexer por 2 minutos.
Não pode ou não quer consumir açúcar, mas quer saborear a geleia de maracujá caseira? Um ótimo ingrediente para substituir o açúcar na geleia é utilizar produtos naturais como mel, xarope de agave ou xarope de boldo que vão deixar o acompanhamento delicioso.
Quem não gosta tanto da acidez do maracujá pode colocar uma pitada de bicarbonato de sódio na geleia para neutralizar esse sabor da geleia de maracujá fácil. O bicarbonato também suaviza a textura, bom para se exagerar na pectina e ficar muito espessa, mas use com cuidado para não acabar líquida.
Como conservar a geleia de maracujá
Além de aprender como fazer geleia de maracujá, saber como armazená-la de forma correta é importante para garantir que você tenha a compota fresquinha por mais tempo.
Primeiramente, você precisa ter um pote de vidro esterilizado para que nenhum micro-organismo prejudique a qualidade da sua geleia de maracujá. Dessa forma, ela pode durar até 3 meses em um local fresco e arejado ou 6 meses no congelador.
Após aberta, a geleia de maracujá precisa ser guardada na geladeira e ser consumida em até 30 dias. Outra dica é adicionar suco de limão às suas geleias, pois ele atua como um conservante natural. Um limão espremido e coado para cada litro do suco de maracujá é suficiente.
Além da geleia de maracujá, essa forma de armazenamento serve para outras receitas de geleia como a geleia de morango, a geleia de pimenta, a geleia de jabuticaba, a geleia de amora, a geleia de goiaba, a geleia de abacaxi e a geleia de manga.
Para quem adora experimentar receitas com maracujá incríveis, veja também:
Trufa de maracujá crocante na travessa: como algo tão gostoso pode ser tão fácil de fazer?
Não acreditei quando me falaram, mas fazer refrigerante de maracujá em casa é muito fácil (e sem conservantes!)
Panna cotta de chocolate branco com calda de maracujá surpreende com dulçor e acidez na medida certa: sobremesa cremosa para momentos especiais