
Essa erva ajuda a reduzir gases e inchaços, além de regular o apetite (Crédito: Shutterstock)
A busca por uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e em produtos in natura, como vegetais, carnes magras e boas fontes de gordura, é um passo natural para quem entra em processo de perda de peso e queima de gordura.
Durante esse processo, apostar em alguns alimentos que potencializam a queima de gordura é uma ótima forma de alcançar os resultados desejados de forma saudável e sem grandes restrições alimentares, que podem prejudicar a saúde.
E existe um vegetal ótimo para isso! Vem ver qual é:
A erva-doce ajuda no emagrecimento!
A erva-doce é amplamente conhecida por seus diversos benefícios para a saúde, especialmente para a digestão e para a perda de peso. Em suas redes sociais, o gastroenterologista Saurabh Seth (@doctorsethimd) reforça que esse é o vegetal que todos devemos incluir em nossa dieta.
Isso porque, segundo ele, a erva-doce facilita a digestão e promove a perda de peso por conta de suas propriedades carminativas, o que significa que ajuda a reduzir gases e inchaço. O responsável por isso é o anetol, composto que relaxa a musculatura do trato gastrointestinal, facilitando a digestão e reduzindo o desconforto estomacal.
E tem mais! A erva-doce também é capaz de estimular a produção de bile, um composto essencial para a digestão das gorduras. Esse consumo regular, portanto, garante uma digestão mais eficiente e melhor absorção dos nutrientes segundo o médico, o que afeta diretamente o processo de perda de peso.
Consumir erva-doce também pode ajudar a controlar o apetite, reduzindo a sensação de fome e a necessidade de comer em excesso, além de acelerar o metabolismo, aumentando a queima de calorias.
O vegetal é rico em fibras
Outra vantagem da erva-doce para o emagrecimento, segundo o médico, é a sua alta quantidade de fibras. As fibras da erva-doce desempenham um papel importante na digestão e na perda de peso por alguns motivos.
Por exemplo, as fibras insolúveis presentes na erva-doce ajudam a adicionar volume às fezes, facilitando sua passagem pelo trato digestivo e prevenindo a constipação.
Elas também servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo um microbioma intestinal saudável, o que é essencial para a digestão eficiente, afetando diretamente a perda de peso.
Por fim, as fibras ajudam a retardar a absorção de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com problemas de glicemia, além de ajudarem o corpo a se sentir saciado por mais tempo.
Como consumir erva-doce?
Ingerir mais erva-doce não é uma tarefa difícil graças à sua versatilidade na cozinha. Você pode adicioná-la crua, cortada em fatias finas, às suas saladas para obter uma crocância refrescante, por exemplo.
Além disso, mastigar uma pequena quantidade de sementes de erva-doce após as refeições pode ajudar na digestão (além de refrescar o hálito!).
A erva-doce também vai bem em smoothies e sucos: adicione folhas de erva-doce às suas bebidas para aumentar a ingestão de fibras. O mesmo vale para sopas e ensopados: colocar essa iguaria nesses pratos não só melhora o sabor, mas também aumenta o conteúdo de fibras.
Viu como é fácil adicionar a erva-doce à sua rotina alimentar? Mas, antes de finalizar, vale lembrar que nenhum ingrediente sozinho promove grandes mudanças na perda de peso. Para isso, busque uma alimentação saudável e equilibrada, adicionando a erva-doce como uma parte do processo.