Croquete de carne moída: confira o passo a passo da receita.
Os croquetes são deliciosos petiscos muito consumidos em várias partes do mundo, mas especula-se que ele tenha aparecido primeiro na Holanda. Muito parecido com os nossos salgadinhos de festa, eles podem ser feitos com diferentes recheios como frango, porco e carnes. E quem não come carne também não precisa se preocupar, pois existem deliciosas receitas de croquete vegetariano.
Além disso, os croquetes são servidos em botecos e bares como aperitivo para aquela cervejinha gelada, sempre servidos com molhos maravilhosos, como a mostarda. Afinal, molho de mostarda combina superbem com vários petiscos.
Mas vamos ao que interessa: o passo a passo para fazer um croquete incrível!
Ingredientes do croquete de carne
1 kg de carne moída
2 colheres (sopa) de margarina
1 fio de azeite
2 copos (americanos) de leite
2 tabletes de caldo de carne
2 dentes de alho
2 cebolas picadas
azeitona a gosto
molho de tomate a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
20 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
farinha de rosca e leite para empanar
Veja como fazer croquetes sequinhos e crocantes!
Modo de preparo
O primeiro passo para o preparo do croquete é cozinhar a carne moída. Para isso, aqueça a panela e coloque a manteiga e o fio de azeite. Acrescente a cebola e, quando ela estiver transparente, adicione o alho e deixe dourar.
Em seguida, com o auxílio de uma colher de pau, refogue a carne moída com a cebola e o alho. Acrescente o molho de tomate e azeitona a gosto. É importante que o seu refogado fique bem encorpado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Enquanto a sua carne moída cozinha, leve o leite ao fogo. Quando ele tiver alcançado fervura, dissolva o caldo de carne. Misture bem e despeje na panela da carne moída, mexendo levemente para encorporar o leite ao molho.
Por último, adicione as colheres de farinha de trigo, misturando muito para ela poder se dissolver no caldo da carne. Quando a mistura começar a desprender do fundo da panela, está pronta!
Em uma forma ou tabuleiro untado com margarina, despeje a massa e espalhe-a para esfriar. Ninguém quer queimar a mão modelando os croquetes, né?
Quando a massa já estiver mais fria, passe um pouco de óleo nas mãos e comece a modelar os croquetes. É bem pouco óleo mesmo, só para a massa não grudar nas mãos. Com os croquetes modelados, passe-os na água e, em seguida, na farinha de rosca.
Frite-os em uma panela com óleo bem quente até dourar. Coloque em um recipiente com papel-toalha para retirar o excesso de gordura e sirva com o molho de sua preferência!