• Entrar
  • Cadastrar
Qual é o atum de lata mais saudável: o sólido ou ralado? Nunca mais você vai comprar errado!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Nutricionista lista as diferenças de cada tipo de atum industrializado e orienta sobre a opção que oferece mais benefícios para a saúde.

Qual é o atum de lata mais saudável: o sólido ou ralado? Nunca mais você vai comprar errado!

Saiba qual é a opção mais saudável de atum em lata (Foto: Shutterstock)

O peixe é um dos alimentos que não podem faltar no cardápio. Já foi comprovado que ele está entre as proteínas mais saudáveis em comparação a outras carnes. Importante fonte de vitaminas, os peixes são ricod em ácidos graxos e ômega 3, que são nutrientes essenciais para a saúde.

E o atum está nesta lista poderosa. Se muita gente ainda tem dúvidas sobre os riscos de consumir peixes em lata, os especialistas costumam afirmar que pior é não comê-los. As latas passam a fazer menos diferença nessa conta. O importante é saber ler o rótulo e comprar os produtos certos.

E é por este motivo que o nutricionista Lucas Rabelo (@lucasrabelonutri), especialista em nutrição esportiva, esclarece uma dúvida comum: qual é a melhor opção, o atum ralado ou sólido? Descubra!

Atum ralado ou sólido: qual é o mais saudável? 

Se você não tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos, saiba que essa prática pode fazer toda a diferença para as suas principais dúvidas durante as compras. Com a escolha do tipo de atum é a mesma coisa.

De acordo com o nutricionista, lendo a composição do produto presente no rótulo da lata é possível descobrir o que oferece mais benefícios para a saúde. "O atum sólido e o atum ralado podem parecer a mesma coisa, mas eles possuem diferenças enormes", afirma ele, ao optar pela versão dos produtos "ao natural".

Atum sólido: possui 17 gramas de proteína para cada 60 gramas e 624 miligramas de ômega-3 por porção.

Atum ralado: possui apenas 9,1 gramas de proteína para cada 60 gramas e apenas 192 miligramas de ômega-3 por porção.
 

Lista de ingredientes é diferente entre o atum sólido e ralado

Ainda conforme ele ressalta, a lista de ingredientes presente em cada lata também é bem diferente e essa costuma ser uma das dicas de especialistas: opte sempre pelo produto que tem uma lista mais enxuta.

Enquanto o atum sólido possui como ingredientes apenas atum, água e sal, o atum ralado possui atum, água, caldo vegetal (água, flocos de soja e extrato de cenoura e aipo) e sal.

"Não erre mais, na dúvida de qual atum comprar, leve sempre o atum sólido", aconselha o especialista.  

Saiba mais!

Atum em lata: 34 receitas fáceis e práticas para variar o cardápio com esse ingrediente.

Você jura que é fit, mas tá comendo errado: chega de alimento 'falso saudável' na dieta, veja lista!

Temas relacionados