• Entrar
  • Cadastrar
Essa é a única coisa que você precisa saber para comprar alimentos em lata saudáveis (sim, eles existem!)

Com essa dica, você vai conseguir comprar alimentos enlatados de qualidade toda ida ao mercado!

Entenda como escolher os alimentos enlatados mais saudáveis do mercado aqui no TudoGostoso (Créditos: Shutterstock)

Você já deve ter ouvido por aí que alimentos industrializados não prestam, mas será que isso é verdade mesmo? Dentro da categoria dos alimentos industrializados, podemos encontrar itens de vários produtores diferentes, e cada um desses produtos contêm ingredientes distintos. Basicamente, o que estamos dizendo é que não é bem assim que a banda toca: nem todo produto industrializado faz mal para saúde, vai depender dos ingredientes. Hoje vamos falar especificamente dos alimentos enlatados, uma das categorias que as pessoas mais consomem. Afinal, quem aí não tem aquela latinha de milho ou de sardinha na despensa para facilitar o almoço daqueles dias mais corridos? Então vem com o TudoGostoso aprender o que você precisa saber para comprar alimentos enlatados saudáveis!

Como escolher o melhor enlatado do mercado com apenas uma dica

A única coisa que você precisa saber para escolher um bom enlatado na hora que você está realizando suas compras de mês é: ler o rótulo. Sim, é isso mesmo, você só precisa aprender como ler o rótulo das embalagens. E vamos te contar que isso vale para os molhos, também, viu? Quando você aprende a ler os rótulos, você consegue saber exatamente o que você está pagando e por que itens que parecem a mesma coisa tem preços diferentes.

Calma! Antes de bater o desespero, o TudoGostoso vai te ensinar direitinho como ler o rótulo dos alimentos de um jeito bem simples. Não precisa se preocupar porque você não precisa ter nenhum conhecimento de química, biologia ou qualquer outra ciência para poder entender, viu?

O primeiro passo para entender os rótulos é saber exatamente o que você quer comprar. Por exemplo, você deseja comprar milho em lata. Nesse caso, você deve olhar as latinhas do mercado e ver o que está escrito nos ingredientes. As melhores marcas são aquelas que têm apenas milho, água e nada mais. Algumas podem ter sal adicionado aos ingredientes, mas o ideal é dar preferência àqueles que não tem, para evitar o consumo excessivo de sódio.

Esse mesmo princípio deve ser aplicado aos molhos de tomate, por exemplo. No mercado, existem muitos alimentos enlatados e em sachês que são só o alimento in natura, e podem ser consumidos de forma saudável no seu dia a dia. Alguns molhos de tomate irão conter tomate, suco de tomate, polpa de tomate, água, sal, açúcar e temperos. Mais do que isso, serão aditivos e conservantes. Se são nomes que você não consegue reconhecer, é melhor deixar de lado e procurar por aqueles em que você sabe muito bem o que está comprando!

Mas se os alimentos em lata não têm conservantes, como eles duram por tanto tempo?

Não entender como alimentos sem conservantes podem durar tanto é uma dúvida bastante pertinente que até nós, do TudoGostoso, já tivemos. Mas depois de muita pesquisa, nós trazemos a resposta, vamos lá!

O fato dos alimentos enlatados durarem muito tempo sem conservantes acontece por conta de um processo chamado de esterilização em lata. Esse processo acontece da seguinte maneira: a lata, que já tem o alimento dentro e já está fechada, é submetida a temperaturas bem altas, formando um ambiente de alta pressão que elimina os micro-organismos existentes nos alimentos e na água e inativa as enzimas dos alimentos. Além disso, como o alimento dentro da lata está completamente vedado, sem contato com oxigênio ou meio externo, a contaminação não existe!

Veja mais:

Como escolher sorvete no mercado: descubra os ingredientes que não podem faltar no rótulo!

Temas relacionados