
O grão-de-bico é tão verstátil que funciona do verão ao inverno (Créditos: Directo al Paladar/Esther Clemente)
Na minha casa comemos sopa de grão-de-bico e outras leguminosas todas as semanas, sem exceção. Nem mesmo a pior onda de calor do verão deste ano impediu a minha mãe de ser fiel a esse costume que eu também herdei, claro, mas com uma adaptação. Não dispenso as leguminosas em vários dias da semana, mas nessa altura os típicos ensopados que fazemos aqui já ficaram cansativos e combinam pouco com o calor atípico do inverno atual. Nesse caso, tem outro preparo com grão-de-bico que é o melhor prato individual para se servir em qualquer estação.
Embora eu goste de variar os cardápios semanais brincando com diferentes variedades de leguminosas, o grão-de-bico é o curinga mais fiel e agradecido, a melhor leguminosa a que recorrer na hora do aperto ou na correria da vida. Nunca falta um pote na minha despensa para preparar uma refeição saudável, completa e satisfatória sem ter que acender o fogo ou fazer homus para o jantar. Veja como fazer um prato único com grão-de-bico para satisfazer a fome em qualquer dia ou estação.
Como fazer o um prato completo com grão-de-bico
A minha salada de grão-de-bico preferida tem tomate, atum ralado ou, melhor ainda, em pedaços no azeite, e alguns outros ingredientes simples que costumam ficar na despensa, que você pode adicionar sem cozinhar nada. Cebola roxa ou cebolinha cortada em finas tiras, algumas azeitonas ou picles, rabanetes e aipo formam uma equipe perfeita e infalível para completar o prato.
O resultado é uma salada que funciona como um prato único completo, rico em proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, com os carboidratos complexos do grão-de-bico que também agregam fibras às já fornecidas pelos vegetais. Quando crus e usando o grão-de-bico em conserva, é uma refeição muito refrescante, com aquele agradável toque crocante que fica tão bem nos dias mais quentes.
Gelado ou à temperatura ambiente se for um dia mais agradável e nem quente, nem frio, esta receita é preparada em poucos minutos e pode adicionar o molho de imediato, permitindo realçar todos os sabores ao deixar os ingredientes marinando durante algumas horas. Desta forma, os vegetais também amolecem um pouco. É ideal para fazer uma boa quantidade durante o fim de semana e ter marmitas práticas prontas para levar para o trabalho, poder comer em um piquenique ou só servir em casa na hora de um jantar rápido.
À base de grão de bico em conserva – ou cozido caseiro – e atum ou outro peixe, posso variar os demais ingredientes à medida que preparo e assim variar o prato toda semana sem me cansar. Às vezes até faço uma versão vegana com tofu, ou vegetariana com queijo fresco e/ou ovo cozido. Nem todo prato que comemos no inverno precisa ser pesado e esta é uma boa forma de consumir as leguminosas e garantir o sustento do dia a dia.
Veja mais:
Saladas de inverno: aprenda receitas rápidas e perfeitas para os dias frios
Proteína não é só carne: garanta saciedade na dieta com essas 7 leguminosas proteicas
Salada de grão-de-bico: opções leves e cheias de sabor