• Entrar
  • Cadastrar
Homus de grão-de-bico caseiro: passo a passo da receita tradicional mais fácil

Aprenda a fazer a receita da tradicional pasta de grão-de-bico árabe. 

Saboroso e nutritivo: veja como fazer homus de grão-de-bico. (créditos: Shutterstock)

Homus é uma pasta feita à base de grão-de-bico e tahine, uma pasta feita a partir de sementes de gergelim moídas. Embora sua verdadeira origem seja incerta, o prato é muito utilizado na gastronomia mediterrânea como petisco ou acompanhamento de saladas, carnes e legumes. Se você já teve a oportunidade de experimentar o homuns e ficou com vontade de reproduzir a receita em casa, saiba que o modo de preparo é mais simples do que parece. Basta cozinhar o grão de bico e, em seguida, misturar com os outros ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos. Fácil, né? Vem aprender com o TudoGostoso como fazer a receita tradicional de homus para deixar seus lanches ainda mais saborosos.


Receita de homus de grão-de-bico caseiro

Ingredientes:

  • 400g grão de bico cozido
  • Azeite extra virgem a gosto
  • 150 g de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 Dente de alho
  • Sal a gosto
  • 30g de suco de limão
  • Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  1. Antes de começar a preparação do homus, é importante deixar o grão-de-bico de molho por, pelo menos, 12 horas. Esse passo ajuda a deixar o homus mais macio.
  2. Depois desse tempo, lave o grão-de-bico e cozinhe por cerca de 1 hora, até ficar bem macio. Esse processo também pode ser feito na panela de pressão e dura cerca de 20 minutos.
  3. Quando o grão-de-bico estiver cozido, tire a casca de todos os grãos. Para tornar o processo menos demorado, você pode despejar o grão-de-bico em uma vasilha com água gelada e deixar de molho por um tempo. Essa técnica ajuda a soltar a casca mais rápido.
  4. Quando o grão-de-bico estiver sem casca, despeje-o no processador ou liquidificador e adicione todos os outros ingredientes, menos o azeite. Acrescentar o azeite no preparo deixará o homus oleoso. Portanto, só vamos utilizá-lo no momento de servir.
  5. Bata o grão-de-bico e os demais ingredientes até obter uma massa homogênea. O ideal é que a mistura fique com uma textura cremosa, mas você também pode ajustar o ponto de espessura de acordo com a sua preferência.
  6. Depois de pronto, regue o homus com um fio de azeite extra virgem. Se quiser, pode acrescentar outros temperos ou sementes para complementar o sabor. Alguns restaurantes, por exemplo, gostam de adicionar salsa picada, páprica ou azeitonas à receita.

Veja também:

O que é a dieta mediterrânea
Homus de feijão-branco: como fazer

Temas relacionados