• Entrar
  • Cadastrar
Aprendi a fazer homus clássico com essa chef que morou no Egito: o segredo está em adicionar um ingrediente simples no cozimento do grão-de-bico

Pasta de grão-de-bico é um preparo tradicional nos países do Oriente Médio. Aprenda a fazer a receita clássica e descubra como deixar a textura do homus cremosa e areada.

Descubra o segredo para preparar o melhor homus da sua vida. (créditos: Shutterstock)

O homus é uma pasta feita à base de grão-de-bico e tahine. A receita é um clássico da gastronomia mediterrânea e costuma ser servido como petisco ou acompanhamento de saladas, carnes, pães e legumes. Além de ser uma delícia, o alimento também é uma excelente fonte de proteínas e minerais, o que o torna uma boa opção para pessoas adeptas de dietas muito restritivas. Para deixar tudo ainda mais saboroso, existe um truque simples que ajuda a deixar a pasta com uma textura bem cremosa.

Quem compartilhou essa dica foi a chef de cozinha Carol Guimarães (@carolguimaraes), que morou no Egito e sabe como ninguém o segredo para preparar um homus perfeito. Tudo o que você precisa é de um ingrediente. Confira a receita a seguir e experimente você mesmo em casa.

Receita do verdadeiro homus de grão-de-bico: aprenda o segredo para para dar mais consistência e sabor

Ingredientes:

  • 250g de Grão de Bico Seco
  • 110g de tahine
  • 60g de gelo
  • 50ml de suco de limão
  • 1 colheres de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Segundo Carol Guimarães, o segredo para deixar o homus bem cremoso é acrescentar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio durante o cozimento do grão-de-bico. A chef explica que o ingrediente ajuda a deixar a pasta com uma textura bem papada.

    Deixe o grão-de-bico de molho de 8 a 12 horas. Passado esse tempo, coloque o grão-de-bico em uma panela com a água e adicione bicarbonato de sódio. Leve a panela ao fogo e deixe ferver. Cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo médio.
  2. O ponto ideal do grão-de-bico para fazer homus é quando ele estiver bem molinho e com as cascas boiando. Normalmente, elas saem sozinhas, mas se ainda tiver alguns grãos com casca, é só removê-las.
  3. Quando o grão-de-bico estiver bem macio, despeje em um prato e deixe esfriar por um tempo. Em seguida, coloque o grão-de-bico cozido em um processador de alimentos ou liquidificador e bata por uns 3 minutos até formar uma pasta fina. A mistura precisa ficar homogênea e lisa, sem nenhum carocinho.
  4. Agora, mais um truque para deixar o homus com a textura perfeita. Acrescente algumas pedras de gelo no processador de alimentos e bata junto com o grão-de-bico até a pasta ficar cremosa.
  5. Adicione o tahine e misture para incorporar. Finalize com o suco de limão e os temperos de sua preferência. Seu homus está pronto.

Veja também:

O que é a dieta mediterrânea
Homus: pasta de grão-de-bico em 10 receitas
Homus de grão-de-bico rosa sem corante? Receita viraliza no TikTok e TudoGostoso ensina como fazer para ficar perfeito

Temas relacionados