A canjica é um dos pratos mais populares entre as comidas de festas juninas. Também conhecida como mungunzá, o prato é feito com grãos de milho cozidos em leite, leite de coco, açúcar, cravo e canela. Por isso, o gosto doce é uma das suas principais características, junto com a textura cremosa. Entretanto, às vezes a canjica pode adquirir um sabor amargo que nem sempre tem relação com algum erro na adição de açúcar durante o preparo. Quer saber mais sobre o assunto? O TudoGostoso te explica por que a canjica fica amargando e o que fazer para evitar que isso aconteça.
Canjica amargando: gosto tem relação com a qualidade do milho utilizado
Quando sentimos a canjica com gosto amargo o nosso primeiro pensamento é que não colocamos a dose certa de açúcar. Contudo, na maioria das vezes, o gosto é provocado pelo estado do milho utilizado na receita. Grãos velhos ou que foram armazenados de maneira inadequada deixam a canjica com um sabor amargo e dura. Além disso, ingredientes vencidos ou de baixa qualidade também interferem no gosto da canjica. Portanto, escolha apenas produtos que estejam dentro da data de validade.
Lavagem inadequada do milho também contribui para o sabor amargo da canjica
É imprescindível deixar o milho de molho por, pelo menos, 12 horas antes de ser cozinhado. Além de amolecer os grãos, o processo evita que a canjica fique amarga, pois remove resíduos e microrganismos que interferem no sabor do alimento. Não deixe de colocar a canjica de molho antes de levá-la à panela de pressão. Outra dica que faz toda a diferença é trocar a água durante o período em que os grãos estão de molho.
Veja também: