É verdade que as panelas de pressão podem parecer um pouco intimidantes para iniciantes na cozinha. Especialmente por conta da associação desse equipamento a histórias de incidentes ou medos relacionados à segurança. No entanto, quando usadas corretamente, elas são ferramentas incrivelmente úteis e eficientes para cozinhar uma variedade de pratos, desde sopas e ensopados até carnes e legumes.
Por isso, o TudoGostoso decidiu reunir sete dicas fundamentais para iniciantes sobre o uso seguro e eficaz de panelas de pressão. Veja a seguir cada uma delas e dê adeus a esse medo na cozinha!
1 - Conheça sua panela de pressão
Essa dica pode soar óbvia, mas muitas pessoas partem do príncipio que todas as panelas de pressão são iguais, o que é um grande equívoco. Antes de começar a cozinhar, familiarize-se com sua panela de pressão.
Leia o manual do usuário para entender como ela funciona e quais são as características específicas do modelo que você possui. Isso inclui aprender a abrir, fechar, liberar a pressão e ajustar a válvula de segurança.
2 - Use líquido suficiente ao cozinhar
Panelas de pressão requerem uma quantidade mínima de líquido para criar vapor e gerar pressão. Certifique-se de adicionar líquido suficiente para evitar queimaduras ou que a comida grude no fundo da panela.
3 - Não encha demais a panela
Evite encher a panela de pressão até o topo, especialmente ao cozinhar alimentos que aumentam de volume, como massas, grãos ou legumes secos. Deixe espaço suficiente para o vapor se acumular durante o processo de cozimento.
Normalmente, é recomendável encher até dois terços da capacidade da panela.
4 - Tenha cuidado ao liberar a pressão
Um dos momentos mais críticos ao usar uma panela de pressão é a liberação da pressão após o cozimento. Existem duas formas de fazer isso: naturalmente ou manualmente. Ao liberar a pressão manualmente, tenha cuidado para não colocar a mão sobre a válvula de liberação de pressão, pois o vapor quente pode causar queimaduras.
5 - Cronometre corretamente seus preparos
O tempo de cozimento em uma panela de pressão é significativamente mais curto em comparação com métodos tradicionais de cozimento. Certifique-se de seguir as instruções da receita em relação ao tempo para garantir que os alimentos não fiquem cozidos demais. Lembre-se de que é possível adicionar mais tempo de cozimento, se necessário, mas não é possível reduzi-lo após o processo ter começado.
6 - Não force a tampa da panela
Nunca force a tampa de uma panela de pressão para abrir se ela estiver presa. Isso geralmente ocorre quando ainda há pressão dentro da panela. Aguarde até que toda a pressão seja liberada naturalmente antes de tentar abrir a tampa com segurança.
7 - Mantenha a manutenção em dia
Para garantir o bom funcionamento e a segurança da sua panela de pressão, é importante realizar a manutenção regularmente. Isso inclui verificar regularmente a vedação da tampa para garantir que esteja intacta e substituí-la conforme necessário, além de limpar adequadamente a panela após cada uso.
Com essas dicas fundamentais, qualquer iniciante na cozinha pode desfrutar dos benefícios e da conveniência de fazer diferentes preparos com uma panela de pressão com confiança e segurança.
Veja mais:
- Quanto tempo para cozinhar carne na panela de pressão? Confira dicas para não errar no preparo;